aparelho de dente

Conheça o aparelho de dente

Ter um sorriso bonito e harmônico é o desejo de muitas pessoas, mas para chegar ao tão sonhado sorriso perfeito é necessário realizar alguns procedimentos odontológicos, como por exemplo, o uso do aparelho de dente. Esse tipo de procedimento faz com que os dentes fiquem alinhados corretamente.

Mesmo que esse tratamento, possa ser muitas vezes estético ele também, possui a sua funcionalidade, pois muitas vezes o paciente não consegue respirar, falar ou se alimentar corretamente devido ao mau posicionamento da sua arcada dentária. Existem diversos modelos de aparelhos de dente, por exemplo, o modelo metalizado tradicional, aparelho de porcelana, aparelho lingual, aparelho móvel. Entretanto, para saber qual é o melhor para você é importante ir à um dentista de confiança pois somente ele poderá orientar sobre esse procedimento.

Higienize os dentes com aparelho de dente em três passos

Quem faz uso do aparelho de dente precisa redobrar os cuidados, pois qualquer descuido pode implicar em um outro tratamento dentário, pois mais da maioria dos casos de problemas bucais, como cáries, gengivite e até mesmo a perda dos dentes, são causadas por descuido do paciente. Para evitar que esses problemas atrapalhem o seu tratamento escove os dentes corretamente:

  1. Escovar os dentes: o primeiro passo para higienizar os dentes corretamente é escolher uma escova que seja ideal para o tamanho da sua boca. Segundo passo é escolher uma pasta de dente da sua preferência e terceiro é fazer movimentos circulares e de vai e vem até remover por completo todos os restos de alimentos acumulados entre os dentes e a gengiva. Entretanto, caso o aparelho de dente impeça a higienização completa é possível encontrar escovas especiais para auxiliar na limpeza;
  2. Passar o fio dental: o fio dental é responsável por combater a inflamação na gengiva diariamente, pois ele alcança os locais que a escova não consegue. O seu uso deve ser diário, na verdade, os dentistas recomendam que todos os pacientes passem o fio dental após todas as refeições;
  3. Escovar a língua: na língua ficam depositados os restos de alimentos que ingerimos e junto com a saliva, foram a saburra. Essa massa esbranquiçada que cobre a língua é responsável pelo aparecimento do mau odor, ou seja, a língua deve ser escovada sempre, pois todos os microrganismos responsáveis pelo mau hálito estão depositados nela.

Cuide da sua saúde bucal e de sua família

A saúde dos dentes é imprescindível e cuidar dela deve ser um hábito desde os primeiros anos de vida, pois assim, as chances de uma criança se tornar um adulto com problemas bucais diminui consideravelmente. Assim que os primeiros dentes nascem, os dentistas recomendam que os responsáveis levem o bebê ao dentista, para que o profissional oriente quanto aos cuidados que devem ser tidos na primeira dentição, pois ela interfere diretamente no nascimento dos dentes permanentes.

Os profissionais recomendam que todos os pacientes, fazendo o uso ou não do aparelho de dente façam visitas regulares a cada seis meses. Nessas consultas, o dentista fará uma avaliação geral e realizará uma limpeza profissional, que remove os restos de alimentos endurecidos e impede que uma gengivite se desenvolva. No entanto, pacientes ortodônticos devem ir ao dentista uma vez por mês, para realizar a manutenção dos dentes e uma avaliação do andamento do tratamento.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende aparelho de dente:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões