aparelho de porcelana

Conheça o aparelho de porcelana

Ter um sorriso bonito e harmônico é o desejo de muitas pessoas, mas para isso é importante ir ao dentista com regularidade e em alguns casos, fazer um tratamento ortodôntico. Existem muitos modelos de aparelhos, como os tradicionais com bráquetes, fios e elásticos, mas há opção para quem deseja mais descrição no tratamento como o aparelho de porcelana. Lembrando que todo tratamento odontológico e ortodôntico deve ser acompanhado por um profissional. No entanto, confira abaixo algumas dúvidas frequentes:

  1. Tempo: o tempo do tratamento, quando comparado ao modelo tradicional, é muito semelhante. Ele não será mais lento e nem mais rápido, pois os pacientes o escolhem somente por questões estéticas. O tratamento leva, aproximadamente, 24 meses, mas é importante se consultar com um ortodontista de confiança;
  2. Custo: o custo do aparelho é um pouco mais elevado que o tradicional. No entanto, é importante lembrar que ele pode ser mais vantajoso para algumas pessoas que não querem ter o famoso sorriso metálico;
  3. Coloração: o aparelho de porcelana em si, não muda de cor, mas o que pode pigmentar dependendo da sua alimentação. Não há a necessidade de parar de consumir alimentos que podem colorir o elástico, mas é importante evitar e assim que consumir, escovar os dentes em seguida.

Como cuidar do aparelho de porcelana

Esse tipo de modelo requer ainda mais cuidados que o modelo tradicional. Quem opta por este modelo deve:

  • Escovar os dentes após todas as refeições, sem exceção;
  • Passar o fio dental diariamente, após todas as refeições;
  • Evitar o consumo de cigarro;
  • Evitar consumir alimentos como, por exemplo, café, chás, açaí e qualquer outro tipo de alimento que possa pigmentar o aparelho.

Como dito, esse modelo é mais discreto e por isso, é importante cuidar da higienização dos dentes, pois qualquer descuido pode fazer com que ele fique amarelado dando um aspecto de sujo ao seu sorriso. Normalmente, são adultos e adolescentes que optam por esse modelo, já que os mais novos costumam se divertir ao escolher a cor do elástico nas consultas de manutenção.

Outros cuidados bucais além do aparelho de porcelana

Ir ao dentista deve ser um hábito desde criança. Muitos pacientes buscam um profissional somente quando notam algum problema, porém essa prática não é recomendada já que a saúde bucal precisa ser avaliada a cada seis meses, para evitar que problemas simples evoluam.

Os dentistas recomendam que todos façam visitas regulares e escovem os dentes, pelo menos, três vezes ao dia, mesmo aqueles que não utilizam o aparelho de porcelana. Além disso, é imprescindível escovar a língua e passar o fio dental. Utilizar o fio dental é de suma importância, pois ele remove todos os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes e a gengiva.

Quando descuidamos da nossa higiene bucal, muitos problemas podem surgir, tais como cáries, gengivite, periodontite e até mesmo a perda dos dentes. Outros problemas podem ser desenvolvidos na boca, como a endocardite, essa doença é causada por um bactéria que se desenvolve na boca e chega à corrente sanguínea e para no coração, comprometendo o músculo cardíaco, podendo levar o paciente à morte.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende aparelho de porcelana:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões