aparelho dentário móvel

Como é o aparelho dentário móvel e quais são suas finalidades

O aparelho dentário móvel ou removível é aquele que é encaixado na boca e pode ser retirado pelo paciente em qualquer momento. Após o uso do aparelho fixo, o uso do aparelho dentário móvel entra em ação para garantir a continuidade do tratamento e atingir as metas alçadas quanto a intervenção ortodôntica, assegurando ao indivíduo um sorriso mais bonito e que dure por muito mais tempo.

A função principal do aparelho dentário móvel é de reestruturar as funções bucais, como a fala, a mastigação, a ingestão e a respiração. Mas além disso, ele é utilizado para fazer diminutas movimentações dos dentes. Esse tipo de aparelho infere diretamente no desenvolvimento da arcada dentária e, por esse motivo, quanto mais cedo o profissional ortodôntico diagnosticar a necessidade de tratamento com uso de aparelhos dentários, maiores as chances de o problema ser corrigido.

O tratamento com o uso do aparelho dentário móvel pode proporcionar alguns desconfortos para o paciente, mas nada comparado com as dores causadas devido ao uso do aparelho fixo. Justamente por esse aparelho poder ser retirado da boca em qualquer situação, para que sua eficácia seja a maior possível é necessário que o paciente faça seu uso com disciplina.

Situações que podem levar as crianças a fazer uso do aparelho dentário móvel

Por ainda estar em desenvolvimento, a arcada dentária de uma criança é mais fácil de ser alterada devido a futuras mudanças na dentição. Então nesse período, o aparelho dentário móvel pode ser útil para fornecer uma saúde bucal mais adequada para as crianças no futuro, principalmente quando se trata do estímulo no crescimento ósseo muscular e da reeducação da musculatura da face. Algumas situações podem levar ao uso do aparelho removível na infância. São elas:

  • Quando a arcada central superior e a arcada central inferior estão desalinhadas;
  • Nas ocasiões em que os dentes específicos crescem um sobre o outro;
  • Se a criança permanece com a boca aberta por um tempo excessivo;
  • Nas vezes em que ocorre o afastamento dos dentes de leite, uns entre os outros;
  • Quando a criança tem o hábito de chupar o dedo e chupeta.

A chave para a eficácia do uso de qualquer aparelho é a disciplina

Assim como com qualquer parte do corpo, a boca merece atenção e cuidados. Por isso fazer consultas regulares com um dentista é imprescindível para garantir uma saúde bucal adequada. Somente um profissional pode indicar se há algum problema com a cavidade oral do paciente e oferecer o tratamento mais adequado para cada caso.

O uso do aparelho dentário móvel pode se tornar essencial para garantir ao paciente a melhora dos problemas ortodônticos e um sorriso mais confiante, por isso as recomendações do profissional ortodôntico devem ser seguidas à risca. Também é de extrema importância manter a higienização do dispositivo sempre em dia. Guardar corretamente na caixa própria e fazer a lavagem com água e pasta de dente, ou água e sabão neutro, pode assegurar que o aparelho fique mais limpo e mais seguro, garantindo sua utilidade por todo o tempo que o indivíduo precisar fazer seu uso.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende aparelho dentário móvel:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões