arrancar dente

Quando arrancar um dente é necessário

A extração dentária é um procedimento cada vez menos necessário. Arrancar dente é algo que se adota em casos muito específicos. E, mesmo quando a remoção do dente é recomendada, o desconforto é muito menor com o uso de potentes anestesias e técnicas avançadas.

As razões que ainda levam à perda de um ou mais dentes estão relacionadas à saúde bucal, a traumas ou acidentes e ao posicionamento incorreto dos dentes. Quando o problema for detectado cedo, é possível evitar a necessidade de arrancar dente.

Casos para arrancar dente

Os critérios para extração são bastante cuidadosos, mas em alguns casos ela é extremamente recomendada para manter a saúde e bem-estar do paciente. Os dentes do siso, popularmente conhecidos como "dentes do juízo" e tecnicamente chamados de terceiros molares, são os últimos a nascerem na boca, o que normalmente acontece até os 21 anos. Dependendo de fatores como a genética, a pessoa pode ter até quatro dentes do siso, ou não ter nenhum. Arrancar dente do siso será uma decisão tomada conforme o incômodo que o seu nascimento causar.

A extração do siso é recomendada quando ele não tem uma posição correta acompanhando os demais dentes, se não há espaço na boca e quando ele não consegue nascer por estar mal posicionado na arcada dentária. Quando ele tem um pedaço, mesmo que pequeno, para fora da gengiva e outra parte ainda por nascer é outra situação que demanda atenção e possivelmente será a tomada a decisão de arrancar dente.

Procedimento para arrancar dente

Normalmente, a extração é feita no consultório do dentista, com o uso dos anestésicos locais. Caso seja possível planejar a extração, ou seja, não é uma emergência, o dentista pode solicitar que o paciente utilize medicações antes da remoção do dente. Contudo, pode ser necessária a remoção para o hospital com o uso de anestesia geral quando existe a necessidade de realizar correções cirúrgicas. Veja alguns motivos que podem levar a tomada de decisão de arrancar dente:

  • Cárie avançada;
  • Diabetes;
  • Traumas;
  • Necessidades ortodônticas.

Para alinhar os dentes, proporcionando uma melhor função mastigatória, fonética e estética para o paciente, além de facilitar a higienização, pode ser necessário fazer a extração de um ou mais dentes. A extração é indicada quando o paciente não tem espaço suficiente na boca. Com visitas frequentes ao dentista desde a infância, é possível detectar problemas ortodônticos desde cedo e trabalhar o posicionamento dos dentes ainda nos primeiros anos de vida.

Quando arrancar dentes tem ligação com problemas do organismo um dos principais fatores é a Diabetes. Pacientes com diabetes não compensado clinicamente podem ter mais problemas na cavidade oral. Muitos destes casos poderiam ser evitados com uma correta higienização dos dentes e gengivas. Aliás a higienização é fundamental para todos os indivíduos que não querem passar pela experiência de arrancar dente. Usar o fio dental, escovação três vezes ao dia, trocar a escova a cada quatro meses são medidas básicas fundamentais que o paciente deve adotar no seu cotidiano.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende arrancar dente:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões