buraco no dente

Buraco no dente pode ser sinal de cárie

As cáries aparecem de forma natural quando os açucares presentes na bebida e na comida reagem com as bactérias que se encontram na placa dentária, formando ácidos. Sempre que ingerimos alimentos ou bebidas com açúcar, estes ácidos muito fortes atacam os dentes e começam gradualmente a dissolver o esmalte dos nossos dentes. Se não houver tratamento, a cárie vai prolongar-se através do esmalte e propagar-se até às camadas mais profundas do dente. No começo a cárie não apresenta sintoma, por isso a importância de agendar consultas com o dentista a cada seis meses.

Mesmo quando a pessoa faz o melhor possível para prevenir o aparecimento de cáries, pode acontecer que numa visita ao dentista se surpreenda e lhe seja identificada uma ou outra cárie pequenas, como um buraco no dente. A cárie não se elimina a ela própria, e embora comece por ser um problema menor pode rapidamente transformar-se num problema sério.

Buraco no dente e os sintomas apresentados

Quando a pessoa percebe o buraco no dente os sintomas costumam aparecer de forma mais nítida, dependem essencialmente da extensão e localização da cárie. Ao principio talvez não tenha nenhum sintoma associado, contudo e logo que a cárie se torna maior, pode causar problemas:
  • Dor de cabeça;
  • Sensibilidade dentária;
  • dor quando ingere alimentos ou bebidas doces, frios ou quentes;
  • Visíveis buracos ou covas nos dentes;
  • Manchas castanhas, negras ou buracas na superfície do dente;
  • Dor ao mastigar.

Quando a cárie não for muito grave e o buraco no dente ainda não tiver aparecido, o dentista a removerá fazendo a restauração com um produto em massa especifico de preenchimento. Algumas vezes o nervo situado dentro do dente pode já ter sido atingido e danificado.

Nesta circunstância será necessário desvitalizar o canal do dente com a remoção do nervo, e restaurar depois o dente ou colocar uma coroa se o dano ao dente for já bastante acentuado e a restauração não for já possível. Mas e se o dente estiver em mau estado e a cárie não puder ser tratada o dentista pode optar pela extração.

Prevenção contra buraco no dente

Ao primeiro sinal de que os dentes molares nos adultos apareçam e, desde que não tenham cáries, um selante de fissuras pode ser feito para proteger os dentes pelo dentista. O produto é uma cobertura em plástico especial que preenche todas as pequenas fendas na superfície do dente, dando assim ao dente uma superfície lisa e muito mais fácil de limpar. Nas crianças utiliza-se um verniz flúor especifico que ajuda a reduzir as possibilidades do aparecimento de cáries.

É importante consultar o dentistas regularmente. A pessoa pode ingerir menos alimentos e bebidas que contenham açucares ou outros carboidratos. Evitar doces entre as refeições pois aumenta o numero de vezes que os dentes estão expostos aos ataques dos ácidos. Uma dica para produzir mais saliva é mastigar uma pastilha sem açucares durante 20 minutos após a refeição, eliminando os ácidos que produzem a placa dentária, nociva à saúde dos dentes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende buraco no dente:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões