canal dentário inflamado

Canal dentário inflamado, o que fazer?

Os casos de canal dentário inflamado acontecem geralmente devido a um processo infeccioso iniciado com uma cárie e que avança para a parte interna do dente de modo a acessar a região da polpa, também conhecida como nervo. E por envolver uma área mais profunda, ultrapassando a dentina – que é a camada mais superficial do dente – o canal dentário inflamado leva o paciente a sentir uma dor que normalmente é intensa, interferindo diretamente na qualidade de vida.

Nessa situação, muita gente acaba recorrendo a automedicação na tentativa de amenizar a dor, mas no caso de um canal dentário inflamado, o mais correto a se fazer é procurar por um dentista para que ele então faça uma avaliação sobre a dimensão e a profundidade da área atingida. Feito isso, esse especialista irá indicar um tratamento de canal ou algum outro meio de se solucionar esse problema de forma eficiente se segura.

Quanto a tomar remédios por conta própria, vale dizer que nem sempre um medicamento que deu certo para uma outra pessoa será bom para outra. Há diversas condições que o especialista leva em consideração antes de prescrever um remédio ou um tratamento, por isso é imprescindível contar com a avaliação profissional o quanto antes, afinal o canal dentário inflamado pode se tornar foco de uma processo inflamatório que pode ir para outras áreas do corpo por meio da corrente sanguínea.

Tratamento de canal dentário inflamado

Normalmente, para eliminar o problema de um canal dentário inflamado, o dentista irá encaminhar o paciente para um tratamento de canal. E como esse procedimento ainda possui alguns mitos a seu respeito, confira algumas informações importantes e esclareça as dúvidas:

  • Ao começar, o paciente receberá a aplicação de uma anestesia local, portanto não sentirá dores durante o procedimento;
  • O profissional da odontologia especializado em questões que envolvem a parte interna do dente é o endodontista, que é quem conduz o procedimento;
  • O endodontista então acessa a parte interna e infeccionada do dente, remove a área danificada e limpa para não permitir qualquer possibilidade infecção;
  • Feito isso, há o preenchimento da área e o paciente então conclui seu tratamento de canal dentário inflamado;
  • Pode ser que todo o procedimento seja concluído em apenas uma sessão, mas há casos em que é necessária uma segunda visita para a finalização.

Cuidados que se deve tomar após o tratamento

Após concluído o tratamento de canal dentário inflamado, o paciente então retoma sua vida normal, sem dor. A única diferença é que nas primeiras semanas não é recomendado que se mastigue alimentos duros, sobretudo com o dente tratado, haja vista que sua raiz ainda está vulnerável e uma movimentação mais rígida pode colocar o dente em risco. Fora isso, os cuidados consistem em uma boa higienização bucal, com escovação após as refeições, uso de fio dental e enxaguante bucal diariamente e manter uma rotina de visitas ao dentista no mínimo a cada seis meses para a realização de uma limpeza, dessa maneira se previne novos episódios de canal dentário inflamado.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende canal dentário inflamado:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões