canal no dente

Tratamento de canal no dente

O tratamento de canal no dente é um dos procedimentos mais temidos do consultório odontológico. O que acontece é que muitos pacientes não têm o costume de ir ao dentista e por isso, temem um tratamento mais invasivo. No entanto, é importante cuidar da higienização bucal a fim de evitar o procedimento.

Quando se descuida da higienização dos dentes, muitas doenças e problemas bucais podem surgir, por exemplo, as cáries, gengivite, periodontite, perda dos dentes e até mesmo a endocardite podem surgir por causa do descuido. Ficar atento aos sintomas que apontam a necessidade do canal no dente, pode fazer com que o dente seja salvo. Muitos pacientes adiam à visita ao dentista e isso pode fazer com que o dente tenha que ser extraído.

Caso a extração seja necessários, posteriormente o paciente terá que reabilitar o sorriso, pois a ausência de um dente compromete não só a estética, mas também a funcionalidade, pois os dentes começam a se movimentar a fim de diminuir a distância entre eles.

Fique atento aos sintomas que indicam canal do dente

Alguns sintomas como dor, inchaço, vermelhidão e pus podem indicar a necessidade de um canal no dente. No entanto, nem toda dor de dente é tratada com um canal. Para ter uma avaliação correta do que está havendo com o seu dente, busque um profissional de confiança, pois somente ele poderá avaliar corretamente o problema.

E se houver a indicação de realizar o procedimento, não adie! Pois ele é insubstituível, ou seja, nenhum outro procedimento será tão eficaz quanto ele.

Higienize os dentes em três etapas

Muitos adultos não sabem escovar os dentes e por isso, podem desenvolver problemas bucais. Uma boa higienização garante não só um sorriso bonito, mas um sorriso saudável. Para limpar os dentes corretamente, basta seguir três passos:

  1. Não há a necessidade de ter uma escova cara e super tecnológica, pois uma simples fará o mesmo trabalho. Entretanto, é importante ficar atento ao tamanho da escova, pois ela precisa ser adequada ao tamanho da sua boca. Dessa forma, basta fazer movimentos circulares até que todos os restos de alimentos sejam eliminados por completo;
  2. Escovar a língua é tão importante quanto escovar os dentes, porquê é nela que ficam depositados os restos de alimentos e junto com a saliva, formam a saburra. Essa massa esbranquiçada é composta por microrganismos que ficam depositados nela e que dão origem ao mau hálito;
  3. Passar o fio dental é a última etapa, porém ainda é essencial. O fio dental deve ser utilizado após todas as refeições e ele é um grande aliado no combate à gengivite e ao canal no dente, pois ele remove todo os restos de alimentos que ficam presos nos locais onde a escova de dente não alcança.

Bons hábitos garantem uma saúde bucal perfeita

Ir ao dentista deve ser um hábito desde criança. Os dentistas recomendam que todos os pacientes, independente de realizarem o tratamento de canal no dente ou não, devem fazer visitas regulares a cada seis meses. Nessas visitas é realizada uma avaliação da condição geral da boca e uma limpeza profissional.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende canal no dente:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões