cárie profunda

O que caracteriza uma cárie profunda?

A cárie é uma doença do âmbito da saúde bucal que acomete desde crianças pequenas até pessoas idosas, e ela é tão abrangente pelo fato de que seu surgimento se deve basicamente a uma higiene bucal deficiente, que infelizmente é bastante comum entre pessoas de todas as idades. E quando a alimentação é rica em carboidratos e doces, a probabilidade do aparecimento de cáries é muito maior.

Mas, o que seria uma cárie profunda? Bem, inicialmente um dente é considerado cariado quando, por má higiene oral houve o contato de resíduos de alimentos com bactérias que são comuns na boca. Dessa maneira há a liberação de um ácido que danificam os dentes, provocando cavidades e dando início a um processo inflamatório.

E quando não tratado logo, esse quadro de inflamação pode se tornar uma cárie profunda, que é um estágio mais avançado e mais perigoso desse problema, pois se a fase inicial acontece na superfície do dente, na camada conhecida como dentina, com o avançar esse processo inflamatório chega a partes mais profundas do dentes, podendo chegar a polpa e a raiz dentárias.

Sintomas de cárie profunda

Só o fato de saber se que tem uma cárie profunda ou mais superficial que seja, já gera um certo incômodo, afinal são bactérias que estão se alimentando e se proliferando dentro de sua boca. E mais, estão danificando tecidos importantes como o dentário, o gengival e podendo chegar ao ósseo, o que implica em prejuízos como a perda do dente. E para não permitir que chegue a esse ponto, confira alguns dos sintomas trazidos por uma cárie profunda e trate-a o quanto antes:

  • Dor no dente de modo espontâneo e que se intensifica ao morder um alimento, especialmente se ele for doce, quente ou mais frio;
  • Mau hálito de forma recorrente, mesmo após a escovação dentária ou desjejum;
  • Mancha escuras ou esbranquiçadas na superfície do dente;
  • Pequenas cavidades também localizadas na superfície;
  • A gengiva também começa a sentir efeitos da cárie profunda e se torna mais endurecida, dolorida e inchada.

Alimentos que evitam a cárie

Enquanto alguns alimentos favorecem o surgimento de cáries, como é o caso de massas, doces, bolos, pães, bolachas recheadas e carboidratos de maneira geral, outros agem de forma oposta, ajudando a combater tal situação. E entre esses alimentos benéficos estão cenoura, pepino, salsão e maçã, aliás essa fruta ajuda a limpar os dentes, sendo uma espécie de detergente natural.

Por falar em limpeza, a fim de combater cárie profunda e demais problemas causados por deficiência de higiene, é essencial ir ao dentista no mínimo a cada seis meses para a realização de uma profilaxia dentária, também conhecida como limpeza. E claro, paralelo a isso se dedicar a higienização oral diária, com escovação após as refeições (ao menos três vezes ao dia), além de utilizar fio dental diariamente, de preferência após a última escovação do dia. Fazer bochechos com enxaguante bucal é importante para não permitir o surgimento de bactérias dentro da boca.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende cárie profunda:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões