cárie tratamento

Saiba mais sobre cárie tratamento

Um problema odontológico bastante comum em pessoas de todas as faixas etárias e que é grande motivo de procura pelo atendimento de um dentista é cárie tratamento e cura, afinal, esse é um problema bastante incômodo, podendo gerar dores agudas e deixar o dente amolecido e até mais escurecido quando se trata de um grau mais avançado.

Esse quadro de problema odontológico se deve ao fato de que a higiene bucal nem sempre é feita na quantidade e qualidade exigidas, e somado a esse descuido com a limpeza pode-se mencionar o consumo excessivo bebidas e de alimentos ricos em açúcar. Tal cenário favorece o surgimento de um processo danoso ao dente e leva a pessoa a buscar por cárie tratamento. A questão é que muitas vezes esse problema só chama atenção do paciente a ponto de procurar cárie tratamento quando se encontra em um estágio avançado, no qual as dores são mais agudas.

Entretanto, a busca por cárie tratamento deve ser feita logo no primeiro sinal desse problema, evitando que esse processo infeccioso se aprofunde e chegue a parte nuclear do dente. Se automedicar nunca é uma alternativa recomendada, haja vista que para grau de cárie há opções de tratamento. Ou seja, nunca é a mesma coisa para todo mundo.

Alternativas para cárie tratamento

A cárie tratamento varia conforme a intensidade do problema já que esse processo infeccioso pode ser mais superficial, contaminando o esmalte do dente e a dentina, ou ainda acessando camada mais interna, como acontece quando a cárie chega à polpa dentária (também conhecida como nervo). Para cada situação há uma alternativa de cárie tratamento, que varia entre:

  • Obturação – quando o dentista retira o tecido afetado pela cárie e a recobre com uma substância que pode ser resina, amálgama, ouro ou porcelana;
  • Restauração – é um processo também superficial, similar a obturação, porém visa mais a forma estética do dente afetado;
  • Tratamento de canal – já esse procedimento é um pouco mais invasivo, e, portanto, requer anestesia;
  • Extração – por fim, quando não há nenhum tratamento que possa resolver o problema de cárie, o último recurso é a remoção do dente.

Primeiros sinais da cárie

Para buscar por cárie tratamento, não é preciso deixar chegar a um ponto mais avançado, em que as dores se tornam intensas. É preciso estar atento aos primeiros sinais desse problema para não permitir que ele evolua, ao sentir qualquer incômodo durante a mastigação, por exemplo, é preciso estar alerta. E entre os sintomas iniciais de uma cárie tratamento estão manchas nos dentes, que podem ser escurecidas, espécies de pintas, ou ainda esbranquiçadas. Além disso, uma outra situação comum nesses quadros é a presença de cavidades na estrutura do dente.

Entretanto, o ideal é evitar passar por essa situação e, portanto, investir em uma higiene bucal adequada, reduzir o consumo de açúcar para assim se prevenir não apenas cáries como outros problemas dentários. Fora isso, é importante manter uma rotina de visitação ao consultório odontológico para a realização de limpezas e de check-ups.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende cárie tratamento:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões