cirurgia ortognática

Conheça a cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática é um procedimento que tem como objetivo melhorar o posicionamento do maxilar do indivíduo, para que não haja mais desgaste da articulação temporomandibular, conhecida também, como ATM. Essa cirurgia é muito importante para quem sofre com algum distúrbio, pois essa articulação é responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca.

No entanto, mesmo que esse procedimento possa melhorar consideravelmente, a aparência do paciente ele não deve ser encarado como uma cirurgia estética, pois ela é recomendada para os pacientes que realmente precisam melhorar a sua qualidade de vida, pois alguns problemas na ATM, podem comprometer até a respiração e a autoestima.

Alguns sintomas podem indicar a necessidade de realizar a cirurgia, por exemplo, pacientes com assimetria facial, pacientes que apresentam dores de cabeça ou enxaquecas frequentes, pacientes com dificuldade para falar, dificuldade em mastigar e até mesmo aqueles pacientes que possuem sensibilidade nos dentes, podem realizar uma cirurgia ortognática.

Quem não deseja ter um sorriso bonito e sem problemas? A cirurgia além dos benefícios que possui evita outros problemas, por exemplo, artrite e desgaste na ATM e até mesmo a retração gengival. Caso note algum sintoma semelhante aos citados é importante se consultar com um dentista de confiança, pois somente ele poderá avaliar o caso.

Fique atento às prescrições do seu cirurgião

Como toda cirurgia existem certos cuidados que devem ser respeitados para que não haja nenhuma intercorrência. Por isso, é importante seguir todas as instruções do seu cirurgião. Confira abaixo as principais indicações que os médicos passam para os pacientes que realizaram a cirurgia ortognática:

  1. Não exposto ao sol;
  2. Não consumir alimentos quentes e duros;
  3. Dar preferencia para os líquidos e frios;
  4. Escovar os dentes, língua e usar o fio dental normalmente, porém não deve fazer bochechos;
  5. Não realizar atividades físicas;
  6. Não consumir álcool e cigarro;
  7. Tomar os remédios corretamente e qualquer dúvida procurar o mesmo profissional.

Cuidados além da cirurgia ortognática

Mesmo quem não necessita da cirurgia ortognática deve seguir a recomendação dos dentistas: escovar os dentes, língua, usar o fio dental diariamente e fazer visitas regulares, pelo menos, a cada seis meses. Nessas consultas o profissional realizará uma limpeza e avaliará a sua saúde bucal de modo geral. Ir ao dentista deve ser um hábito cultivado desde cedo, pois a criança consciente de hoje é o adulto saudável de amanhã.

Muitos pacientes não sabem, mas ao realizar essa simples rotina, estará se prevenindo de problemas como as cáries, gengivite, periodontite, mau hálito e a endocardite. A endocardite é uma doença que afeta o músculo cardíaco, ela é causada por uma bactéria que entra em contato com o corpo através da boca, porém chega à corrente sanguínea e ao coração, podendo levar o paciente à morte.

Existem muitas formas de manter os dentes saudáveis e bonitos, sem gastar muito. Atualmente existem dentistas a preços populares e planos odontológicos com diversos tratamentos inclusos. Tudo isso permite que você tenha acesso aos melhores profissionais para cuidar da sua saúde, independente de ter que realizar a cirurgia ortognática ou não.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende cirurgia ortognática:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões