como amenizar dor de dente

Como amenizar dor de dente rapidamente?

A dor de dente, seja ela mais leve, mais intensa, oscilante ou contínua é sempre algo bastante incômodo, é o tipo de coisa que interfere diretamente na qualidade de vida de uma pessoa haja vista que é difícil e às vezes inviável realizar tarefas cotidianas como se alimentar, escovar os dentes e falar. Em alguns casos até respirar pode se tornar algo complicado, pois qualquer ar um pouco mais frio pode causar incômodo no dente.

E quando alguém passa por essa situação, o único pensamento é sobre como amenizar dor de dente, de preferência rapidamente. Para tanto, o ideal é procurar por um dentista o quanto antes, e é perfeitamente possível encontrar um profissional a qualquer momento do dia já que há estabelecimentos odontológicos que funcionam de forma ininterrupta.

Se automedicar sem a orientação de um profissional nunca é uma opção recomendada, principalmente se não se conhece a causa do problema. Fazer alguns procedimentos por conta própria, como estourar uma bolha de pus que está alojada na gengiva ou tentar arrancar um dente que se encontra amolecido são práticas expressamente contraindicadas. Fazer tais procedimentos de forma caseira, sem a supervisão de um dentista pode trazer graves consequências a saúde, podendo culminar em infecções e em situações extremas, à óbito.

Saiba como amenizar dor de dente e como evitá-la

Procurar meios de como amenizar dor de dente não é uma tarefa fácil haja vista as inúmeras possibilidades de origem desse problema. Infecções dentárias e traumas estão entre as principais hipóteses. E embora não seja possível proteger totalmente os dentes 100% do tempo, é indicado ter alguns cuidados para que se evite ao máximo qualquer causa de dor de dente. E entre as alternativas para não ter que procurar posteriormente como amenizar dor de dente estão:

  • Manter uma boa higienização bucal diária, com escovação, uso de fio dental e enxaguante bucal para evitar cáries e placas bacterianas;
  • Evitar mastigar coisas muito duras como gelo, pois pode acabar machucando o dente de forma desnecessária;
  • Não abrir embalagens ou tampas diversas utilizando os dentes como abridor ou como ferramenta de corte;
  • Não roer unhas ou mascar chicletes de forma excessiva, pois tais hábitos podem levar a dores a médio e longo prazo;
  • Tratar problemas de ATM como bruxismo;
  • Ao praticar esporte de contato, utilizar protetor bucal.

Principais causadores de dores nos dentes

Fora as questões que envolvem impactos ou hábitos prejudiciais a saúde dos dentes a médio e longo prazo, as doenças periodontais são as principais responsáveis por causar problemas bucais e levar uma pessoa a procurar por como amenizar dor de dente. Cáries e placas bacterianas são portas de entrada para micro-organismos causadores de infecções diversas e que levam a dores nos dentes, maior sensibilidade, desconforto na gengiva, mau hálito e a muitos outros sintomas. Por isso, cuidar da higiene bucal diariamente e ir ao dentista para se submeter a uma limpeza semestral, assim como para fazer um check-up odontológico é importante para a manutenção de dentes sem dores.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende como amenizar dor de dente:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões