como as bactérias causam cáries

Como as bactérias causam cáries nos dentes?

Um dos acontecimentos mais comuns e que chegam em forma de queixa nos consultórios odontológicos é a cárie. Normalmente as pessoas têm um conhecimento bem simplista a respeito do assunto, mas não sabem, por exemplo, exatamente como as bactérias causam cáries, aliás, muita gente não sabe que esse problema é ocasionado por tais micro-organismos.

E entender como as bactérias causam cáries é uma informação importante para conseguir se prevenir e lidar melhor com a própria saúde bucal. Em princípio, é preciso compreender que há micro-organismos que vivem dentro da boca, porém, quando essas bactérias têm contato com resíduos de alimentos e têm tempo para transformá-los em ácido, pode-se dizer que esse é o início do processo de como as bactérias causam cáries.

E esse tempo não é muito, e sim aquelas horas entre a refeição e a higiene bucal. Dessa maneira há tempo para que haja a fermentação desse ácido que por sua vez é nocivo ao dente, corroendo a camada mais superficial, do esmalte, na fase inicial, mas que pode se aprofundar pela estrutura dentária e chegar até a polpa.

Como as bactérias causam cáries e outros problemas bucais

Saber como as bactérias causam cáries é o mínimo que uma pessoa precisa saber para evitar problemas bucais, entretanto, essa não é a única adversidade trazida por micro-organismos no âmbito da saúde oral. A placa bacteriana, uma camada pegajosa e em princípio transparente e que pode evoluir para tártaro e culminar em gengivite, periodontite entre outras enfermidades, é um outro quadro bastante comum em pessoas de todas as idades. E como as bactérias causam cáries e formam placas bacterianas devido a alguns fatores diferentes, saiba quais são eles e evite esse problema:

  • Ausência de escovação após as refeições, e quando essa higienização é malfeita;
  • Não utilizar fio dental diariamente;
  • Não fazer bochecho com enxaguante bucal entre três e quatro vezes por semana;
  • Ingerir carboidratos refinados como pães, bolachas, salgadinhos e outros, de maneira excessiva;
  • Não ir ao dentista de forma recorrente para fazer limpeza e manter o check-up em dia.

Tratamento para cárie

Se a prevenção não foi feita de maneira correta e os meios de como as bactérias causam cáries estiverem disponíveis, certamente problemas como dores, manchas e cavidades nos dentes farão parte do cotidiano de uma pessoa. E dessa maneira, a busca por tratamento deve ser uma prioridade, afinal, quanto mais tempo passa, mais agressivo se torna o problema e mais invasivo é o procedimento para se livrar dele.

Como as bactérias causam cáries que vão do esmalte para a dentina e depois para a polpa, os tratamentos acompanham o grau do problema. Entre as opções para eliminar esse processo infeccioso destacam-se a obturação, a restauração e o tratamento de canal. As duas primeiras alternativas são semelhantes, pois consistem na remoção da carie quando ela se encontra em uma área mais superficial do dente, podendo ser feitas com a ajuda de um gel que amolece o conteúdo e até dispensa a anestesia. Já o canal, é um procedimento mais complexo, pois faz essa desinfecção na polpa dentária.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende como as bactérias causam cáries:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões