como parar a dor de dente

Entendendo como parar a dor de dente

A dor de dente ocorre quando há alguma inflamação nas terminações nervosas dos dentes ou em volta deles. Esse incômodo pode ser a indicação de um problema mais sério, portanto, para saber como parar a dor de dente, antes de qualquer tipo de automedicação, a ida a um consultório odontológico é de extrema importância.

As causas da dor de dente podem ser desde hipersensibilidade até problemas mais graves, como a periodontite. Mas a única pessoa capacitada para identificar qual é a causa e como parar a dor de dente é o profissional de odontologia, pois somente ele saberá identificar a real causa e como parar a dor de dente da forma mais rápida.

Como parar a dor de dente até a hora da consulta

As causas da dor podem ser diversas, e somente um dentista pode identificar com exatidão qual é o caso. Cáries, desgaste no esmalte, alimentação e escovação inadequadas, clareamento dental, uso de aparelho ortodôntico e bruxismo são alguns dos problemas que podem causar dor de dente. Caso a consulta com o não possa ser feita imediatamente, existem algumas formas de como parar a dor de dente que podem ser realizadas em casa:

  • Fazer bochechos com água e sal: essa mistura tem atributos que eliminam microrganismos que podem eventualmente estar causando dores. Um bochecho de trinta segundos, realizado uma vez por hora, com uma mistura de 1 colher de sal diluída em um copo com água, pode aliviar a dor;
  • Usar gelo: usar uma bolsa de gelo (ou mesmo um gelo enrolado em um pano) sobre o dente que está doendo devido a alguma inflamação pode ajudar a abrandar a dor. Colocar o gelo dentro da boca e deixá-lo derreter também pode ser eficaz;
  • Escovar os dentes: pode ser uma das maneiras mais simples de como parar a dor de dente. Algumas vezes, restos de alimentos amontados entre os dentes devido à má higienização bucal, pode culminar em uma infecção ou inflamação e causar dor. Por isso, uma escovação adequada, junto ao uso do fio dental, pode melhorar as dores;
  • Comer alimentos amolecidos e frios: já que não é possível saber qual a causa da dor, evite se nutrir com alimentos que podem piorar a dor. Opte por alimentos moles e frios, como vitaminas, sorvetes e iogurtes. Comer alimentos que exijam mastigação, pode agravar a dor.

Prevenção ainda é o melhor e mais barato remédio

Em alguns casos, mesmo que o indivíduo tenha um cuidado exemplar quanto se trata da higiene bucal, isso pode não ser suficiente e o mesmo acaba sendo acometido por alguma doença. Entretanto, na maioria dos casos, saber e realizar os cuidados adequados para se manter uma boca saudável já é a melhor forma de se prevenir e evitar qualquer problema mais sério.

É muito melhor gastar o tempo fazendo a escovação adequada dos dentes, bochechas e língua, usando o fio dental pelo menos uma vez ao dia, se alimentando adequadamente, utilizando equipamentos individuais de proteção sempre que necessário (ao andar de bicicleta e skate, por exemplo, o uso de protetores bucais é um grande aliado para evitar traumas nos dentes) e realizando visitas regulares ao dentista do que se preocupar em encontrar formas de como parar a dor de dente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende como parar a dor de dente:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões