como tirar mau hálito da boca

Como tirar mau hálito da boca em definitivo?

A halitose é um problema bastante comum e que pode afetar pessoas de todas as idades, aliás, de forma indireta atinge muito mais, já que quem convive com um indivíduo com mau hálito acaba sendo afetado. E quando alguém passa por esse tipo de situação, procurar meios de como tirar mau hálito da boca é o que vem a cabeça da pessoa. E entre os primeiros pensamentos para tentar solucionar esse problema é recorrer a bala de hortelã, chiclete de menta ou spray bucal, entretanto, tais artifícios apenas mascaram o odor por alguns minutos, não sendo meios ideais de como tirar mau hálito da boca.

Para entender realmente como tirar mau hálito da boca de maneira definitiva, é preciso procurar por um profissional da saúde, seja ele um médico ou um dentista, haja vista que as possibilidades de causa para esse problema são inúmeras, e nem sempre estão relacionadas a saúde bucal. Aliás, nem sempre há uma relação direta com alguma doença física, podendo ser esse o sintoma de um problema de cunho emocional, como estresse. Nesse caso então o tratamento para saber como tirar mau hálito da boca deve ser feito por meio de uma psicoterapia, com um psicólogo.

Como tirar mau hálito da boca e quais são suas causas?

Para saber como tirar mau hálito da boca, primeiramente é preciso conhecer sua causa. Pode ser que apenas por uma avaliação clínica o especialista a frente do atendimento consiga obter o diagnóstico. Mas, pode ser que seja necessário que o paciente se submeta a alguns exames mais específicos para saber de onde vem o cheiro ruim exalado pela boca de forma recorrente, e entre as razões mais comuns para esse problema encontram-se:

  • Gengivite, periodontite, cárie e outras questões de ordem bucal;
  • Problemas estomacais, como refluxo gástrico, úlcera e gastrite;
  • Desidratação;
  • Uso de determinados medicamentos e de bebidas alcoólicas em excesso;
  • Tabagismo;
  • Estresse, tensão, ansiedade e depressão.

Identifique o tipo de halitose

Antes de se preocupar por pensar que possui algum problema de saúde, e de sair afoito procurando como tirar mau hálito da boca, é preciso que o indivíduo avalie se o odor desagradável está presente de forma recorrente ou em situações pontuais. Se o mau cheiro surgir apenas após o consumo de uma refeição muito condimentada ou então logo ao acordar, não caracteriza halitose.

Nesses dois casos, o ideal é manter uma boa rotina de higienização bucal e os cuidados necessários para qualquer pessoa, como por exemplo, ir ao dentista no mínimo a cada seis meses para a realização de uma limpeza e manter hábitos saudáveis e que evitam esse e outros problemas de saúde. Praticar atividades físicas e de relaxamento, evitar e controlar situações de estresse, não fumar, evitar o consumo de bebida alcoólica, beber ao menos dois litros de água por dia e ter uma boa alimentação com a ingestão maior de frutas, verduras e legumes a industrializados, frituras e doces são boas maneiras de ser mais saudável.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende como tirar mau hálito da boca:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões