como tirar tártaro

Como tirar tártaro sem sofrimento com o dentista

O tártaro é o resultado do endurecimento por mineralização da placa bacteriana ou biofilme dental que se deposita na margem gengival e superfícies dos dentes. Quando a pessoa detecta o problema só tem uma saída. Agendar uma consulta com dentista para que o profissional realize a limpeza do local. Esta é a maneira de como tirar tártaro.

Um depósito duro e com relevo, branco, amarelo ou mais ou menos escuro, até mesmo preto em alguns casos, significa a existência de tártaro, que preferencialmente se tende a localizar nos dentes da frente - mais especificamente entre os dentes inferiores -, e nos dentes superiores posteriores, principalmente junto ao primeiro molar. Ele é mais comum junto aos ductos excretores de saliva, acabando esta por favorecer a formação de tártaro devido à sua composição.

O tártaro só adere à superfície dos dentes, não adere à gengiva, ou seja, não existe tártaro gengival. O que ocorre é tártaro supragengival, localizado-se acima da margem da gengiva, e tártaro infragengival, quando localizado abaixo dessa margem invadindo o sulco gengival, junto à raiz do dente, sendo que em muitos casos pode verificar-se a presença de ambos.

Como tirar Tártaro: causas

A formação de tártaro resulta da acumulação de placa bacteriana não removida pela escovagem e passagem com fio dental ou seja, resulta da placa que fica depositada nas arcadas dentárias por períodos de tempo mais ou menos prolongados. Portanto a higiene bucal preventiva é a medida mais importante em como tirar tártaro antes de chegar no dentista.

  • Como tirar tártaro passa pela escovação dos dentes três vezes ao dia;
  • Usar o fio dental todos os dias para remover restos de alimentos que a escova não alcança;
  • Visitar o dentista a cada seis meses para não deixar acumular tártaro;
  • Uma dieta saudável também é aliada dos dentes.

A placa bacteriana é uma camada incolor e pegajosa, que se forma ou acumula junto dos dentes e margem gengival. Ela pode provocar situações de mau hálito e como tirar tártaro também está associado com o desenvolvimento de outros problemas, como a gengivite e a cárie dentária, por exemplo. Por isso, torna-se muito importante manter uma higiene oral eficiente porque a constante presença de placa bacteriana junto aos dentes, constitui a principal causa para a origem do tártaro.

Complicações do Tártaro

O tártaro e a presença de placa bacteriana podem causar o aparecimento de diversas doenças e complicações nos dentes e gengiva, se não forem eliminados de forma adequada. Entre os principais problemas encontra-se a cárie dentária. Caso não sejam removidos, a placa bacteriana e o tártaro poderão também irritar e inflamar a gengiva ao redor dos dentes, provocando gengivite, e posteriormente periodontite, caso não seja tratada.

A gengivite constitui o primeiro estadio da doença periodontal. Sinais e sintomas como a inflamação ou inchaço da gengiva, vermelhidão ou gengiva avermelhada, dor e/ou sangramento gengival, e sensibilidade dentária, entre outros, são percebidos nas situações de gengivite.

A gengivite tem cura ou tratamento. No entanto, se não for tratada de forma correta e atempada pode evoluir para periodontite podendo esta originar complicações bem mais graves. A periodontite pode conduzir mesmo à perda dos dentes, entre outras complicações.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende como tirar tártaro:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões