convenio odontológico

Vantagens de ter um convenio odontológico

Ainda é bem mais comum ter um convênio médico do que contar com os benefícios de um convenio odontológico. Mas essa modalidade de serviço tem apresentado crescimento no mercado brasileiro. A população está mais consciente dos riscos para aqueles que não dão a devida atenção à saúde bucal.

Perguntas importantes devem ser respondidas por quem cogita contratar um convênio odontológico. Quantas vezes ao ano frequenta o consultório do Dentista e quais os procedimentos que precisa realizar. As respostas podem mostrar um caminho, o da economia., mas que não é o único.

Cobertura do convênio odontológico

Com um plano odontológico o consumidor poderá investir cada vez mais nas idas ao dentista. Assim evita o surgimento de cáries, mau hálito, gengivite, aftas e periodontite, entre tantas outras doenças que atingem a boca. Além de deixarem o sorriso bonito e harmônico, esses profissionais acionados através do convenio odontológico tratam diversas doenças que podem ou não ter origem na boca. Câncer e problemas intestinais, por exemplo, podem se manifestar através de alterações bucais identificadas pelos dentistas.

  • A contratação de um convênio também poderá contribuir para o aumento da frequência ao dentista;
  • Os dentistas recomendam pelo menos duas visitas ao ano para manter a limpeza em dia;
  • A agência reguladora do setor define quais tratamentos têm cobertura obrigatória;
  • Tempo de carência e coparticipação estão entre os itens que o usuário deve estar atento ao aderir.

Em geral integram o convênio procedimentos como limpeza, restauração, tratamento de gengiva. Mas isso pode mudar conforme o contrato estabelecido. Já aparelhos, próteses, implantes dentários e clareamentos não costumam estar na cobertura. É válido pesquisar com mais atenção caso você queira usar o plano para tratamento estético.

Dois procedimentos procurados com freqüência no convenio odontológico – instalação de aparelho e clareamento dentário – não costumam estar na cobertura dos planos odontológicos. Mas alguns oferecem esses serviços, cobrando à parte. Existem contratos que preveem o reembolso para consultas feitas por dentistas de fora da rede credenciada. Daí você só precisa solicitar o reembolso mediante apresentação da nota fiscal do serviço prestado.

Abrangência do convenio odontológico

Algumas empresas do ramo de convenio odontológico oferecem coberturas nacionais e outras, regionais. Para ter um plano nacional o usuário certamente pagará mais caro, mas a diferença de preço não costuma ser grande. Deve ser considerado pelo contratante caso viaje bastante para fora do seu domicílio. Em caso de viagem internacional uma solução é o seguro viagem. Nele o titular deve verificar se a cobertura odontológica está prevista.

Ter um convenio odontológico é uma medida tanto de prevenção para a saúde bucal como para o bolso de quem o contrata. Desta forma é possível garantir atendimento para toda a família gastando bem menos quando comparado com a rede particular e com mais qualidade do que a saúde pública no Brasil oferece. Além disso, ao frequentar o dentista no tempo correto o profissional poderá trabalhar com o seu paciente as medidas de higiene bucal preventiva para diminuir a incidência de problemas bucais e dentários.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende convenio odontológico:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões