coroa de dente

Conheça melhor a coroa de dente

A coroa de dente é utilizada para cobrir inteiramente ou somente uma parte da coroa de um dente danificado. Além de conferir maior resistência a um dente danificado, a coroa pode ser utilizada para melhorar sua aparência, o formato ou alinhamento dos dentes. Também pode ser colocada sobre um implante , dando-lhe o formato e estrutura parecidos com a do dente natural.

Outros materiais usados na coroa de dente são o ouro e as ligas de metal, o acrílico e a cerâmica. Estas ligas metálicas são mais resistentes que a porcelana e podem ser recomendadas para os dentes posteriores. A porcelana é ligada a uma estrutura metálica e é utilizada, em geral, por ser resistente e atraente. Confira as principais indicações para coroa de dente:

  • Substituir uma grande restauração quando não restar muita estrutura do dente;
  • Proteger um dente enfraquecido;
  • Restaurar um dente fraturado;
  • Cobrir um dente que tenha sofrido um tratamento de canal.
  • Cobrir um dente descolorido ou deformado.

Antes de se fazer uma coroa ou prótese fixa, o dente deve ser reduzido em seu tamanho de modo que a coroa ou ponte se encaixe perfeitamente sobre o preparo. Uma coroa ou prótese provisória será colocada no local para cobrir o dente preparado, enquanto a coroa ou prótese fixa permanente está sendo feita.

Durabilidade da coroa de dente

Embora a coroa dente possa durar uma vida toda, algumas vezes elas se soltam ou caem. O passo mais importante para garantir a longevidade de sua coroa ou ponte é possuir uma boa prática de higiene bucal. Manter as gengivas e dentes saudáveis, escovando com creme dental com flúor e utilizando o fio dental diariamente são a primeira medida. Confira mais detalhes da limpeza bucal:

  • Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, após as refeições e antes de dormir;
  • Passar o fio dental todos os dias para remover restos de alimentos que a escova não alcança;
  • Trocar a escova dental a cada quatro meses;
  • Visite o dentista a cada seis meses pelo menos para uma manutenção periódica.

Para recomendar uma coroa dentária, o dentista baseia-se nos seguintes fatores que podem ocorrer na boca do paciente: quebra de um dente, desgaste de dente e pouca resistência da estrutura do esmalte, falta de um dente, necessidade de ponte dentária, necessidade de melhorar a aparência da boca.

Coroa de dente de última geração

As ligas de metais básicos de coroa de dente contêm metais que não são nobres, mas que reforçam bastante a coroa e proporcionam alta resistência à corrosão. Já as ligas de ouro são resistentes ao desgaste e à fratura e não prejudicam os dentes opostos com os quais entram em contato. Tem como principal desvantagem o custo e a cor metálica que atrapalha a estética do dente. As coroas de cerâmica são feitas de material à base de porcelana. Tem como principal vantagem a cor. Uma atenção adicional à escolha deste material deve ser aos pacientes que tem mordida forte ou hábitos de ranger os dentes, como o bruxismo, devido ao risco de fratura da porcelana ou dos dentes antagonistas.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende coroa de dente:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões