dentadura fixa

Dentadura fixa aliada do sorriso ideal

A dentadura fixa ou mais conhecido como protocolo dentário, é um tipo de prótese fixa instalada sobre 6 a 8 implantes, seja na maxila ou mandíbula, em pacientes que perderam todos os dentes. Para tanto uma cirurgia é realizada previamente para a instalação de implantes dentários e estes vão servir de base ou apoio para manter a prótese fixa.

Basicamente existem duas indicações para colocação de dentadura fixa quando o paciente já usa uma e quer transformar essa prótese em um trabalho fixo. No momento em que o paciente está em via de perder todos os dentes, seja superior ou inferior, também é indicada a colocação da dentadura fixa.

Dentadura fixa e suas características

A principal vantagem da dentadura fixa é a possibilidade de ter os dentes fixos, o que gera maior conforto e segurança na hora de falar e mastigar. Além disso, também apresenta uma ótima estética, possibilitando um sorriso harmônico. Apesar de todas as vantagens, a dentadura fixa não é igual aos dentes originais, ou seja, precisa de manutenção. Com o passar do tempo, é preciso voltar ao dentista para uma revisão onde prótese será removida e uma limpeza será feita.

  • A manutenção da dentadura fixa é muito importante no sucesso do tratamento;
  • Uma consulta de revisão a cada seis meses é o ideal para o paciente;
  • A limpeza incorreta do trabalho, pode levar a inflamação gengival e em casos mais graves até a perda do implante;
  • o cuidado em casa deve ser feito através de escovação, uso de passa fio entre outras medidas preventivas.

O mercado oferece alguns tipos de dentadura fixa para os pacientes. O tipo mais popular de dentadura fixa sobre implante é o de resina sobre metal. Nela, os dentes e gengiva são confeccionados com resina acrílica, e internamente uma subestrutura metálica oferece suporto rígida e conexão estável nos implantes.

A dentadura fixa em porcelana é, sem dúvida, um salto em qualidade estética e durabilidade comparada à dentadura fixa em acrílico. Além disso, é menos volumosa e não retém pigmentos e tártaros. Outro modelo é conhecida dentadura fixa em porcelana sobre infra-estrutura em zircônia, o que representa a geração mais moderna de dentaduras fixas em porcelana.

Fatores de sucesso no tratamento

A diabete descontrolada interfere no tratamento com dentadura fixa sobre implante porque as alterações vasculares, inflamatórias e de cicatrização características da doença comprometem a integração do implante dentário ao osso. O fracasso no tratamento com prótese total fixa sobre implantes pode ser bem maior em pacientes fumantes, especialmente os que consomem mais de meia carteira por dia.

O momento ideal para substituir as dentaduras convencionais por dentaduras fixas é quando o paciente encontra-se em bom estado de saúde, e, principalmente, ósseo. Para indivíduos mais sensíveis ao preço, as diferenças entre orçamentos de tratamento entre dentista pode justificar a opção pelo profissional. É preciso estar atento aos materiais usados nos procedimentos, cujos custos implicam diretamente no preço final do tratamento. Preços mais baixos embutem, na maioria das vezes, qualidade inferior e risco à saúde mais elevados.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dentadura fixa:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões