dente com cárie profunda

Dente com cárie profunda dá pra ver?

A cárie é um problema que atinge adultos e muitas crianças, sobretudo devido ao fato de nessa faixa etária a alimentação ser bastante açucarada, com iogurtes, bolachas, chocolates, refrigerantes, sucos artificiais e doces de maneira geral. E um outro fato que torna a boca infantil ainda mais propensa a ter um dente com cárie profunda está o fato de que ela ainda está aprendendo a higienizar sua boca, o que não garante uma limpeza bem-feita em cada escovação.

Mas, voltando a pergunta feita no título, sim, um dente com cárie profunda é possível de ser identificado visualmente, seja por um dentista e até mesmo por uma pessoa não especializada, haja vista que essa dentição se torna mais escurecida, especialmente na região superficial. Em estágios iniciais, pode ser que o dente com cárie profunda apresente manchas brancas em sua superfície, e que também podem ser vistas facilmente.

Mas, quando a dente com cárie profunda pode ser visualizada com muita facilidade, é sinal de que ela já está mais avançada, portanto, ao primeiro sinal desse problema, o ideal é procurar por um dentista o quanto antes para evitar que tal quadro se agrave e cause complicações ao organismo para além da saúde bucal.

Tratamento de dente com cárie profunda

Procurar por um tratamento de dente com cárie profunda é a primeira coisa que passa pela cabeça de quem sofre com esse problema, isso porque além da aparência modificada do dente, que já causa certo desconforto em relação a estética do sorriso, há outros sintomas que são tão incômodos quanto esse. Dores dentárias e na gengiva, dentes amolecidos e inchaço gengival são alguns dos desconfortos que um dente com cárie profunda pode trazer. E para tratar tal problema, as opções podem ser por:

  • Restauração em resina composta ou em cerâmica;
  • A restauração pode ser feita de modo total ou parcial;
  • Remoção do tecido cariado por meio de tratamento de canal;
  • Em último caso, o dentista indica a remoção do dente, que pode ser substituído na mesma ocasião por um implante dentário.

Rotina de limpeza e de hábitos benéficos a saúde oral

Manter uma rotina de cuidados com a saúde bucal inclui visitas regulares ao dentista, no mínimo a cada seis meses, além de ter alguns cuidados diários e outros esporádicos, e entre esses, mais circunstancial destaca-se, por exemplo, a recomendação de comer uma fatia de queijo amarelo para equilibrar o pH da boca, e eventualmente mascar um chiclete sem açúcar para estimular a salivação e proteger os dentes.

Já entre as indicações diárias de cuidados, inclui-se comer uma maçã após as refeições para fazer uma higienização natural da boca. Fora isso, é recomendado utilizar um creme dental com flúor, usar fio dental e enxaguante bucal quando for realizar a última limpeza do dia e reduzir o consumo de açúcar. Haja vista que carboidratos, quando ingeridos em excesso podem promover o contato de bactérias com ácidos que danificam os dentes e que caracteriza o início de inflamação dentário que pode chegar a um dente com cárie profunda.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente com cárie profunda:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões