dente do siso

Tudo sobre o dente do siso

Fazer a cirurgia para remover o dente do siso é uma das maiores dúvidas dos pacientes em clínicas odontológicas, mas é importante lembrar que antes de extrair um dente é preciso realizar exames como o raio-x. O dente do siso é conhecido como "dente do juízo", este apelido se dá, pois o dente nasce tardiamente, entre os 17 e 21 anos, sendo eles, os últimos dentes definitivos a nascer.

Em muitos casos, o paciente não possui espaço suficiente para que o dente nasça e por isso, é preciso realizar a remoção do mesmo. Você sabia que não ter o dente do siso, ou somente não ter espaço para que ele cresça é uma questão evolutiva? com o passar dos anos foram perdendo a sua função, pois nossos ancestrais se alimentavam somente de alimentos crus, diferentemente de nós atualmente.

Siga as orientações do pós-cirúrgico

Todo procedimento cirúrgico pode assustar, mas não há com o que se preocupar. Caso sinta necessidade converse com o seu dentista e tire todas as suas dúvidas. Para evitar problemas na sua recuperação é importante ficar atento com as recomendações do cirurgião dentista:

  1. Evitar esforço físico: como fazer a extração do dente do siso é um procedimento cirúrgico, é importante ficar de repouso, pois os pontos estarão recentes e para que haja uma cicatrização rápida e sem problemas é importante que eles não estourem;
  2. Alimentação: para os primeiros dias, após a cirurgia é recomendado que o paciente se alimente apenas de alimentos líquidos e frios, ou seja, nada de ingerir bebidas ou comidas quentes e duras;
  3. Sol: para o dia da cirurgia e para três dias após o procedimento, do dente do siso, é indicado que o paciente não fique exposto ao sol, pois a temperatura elevada faz com que a circulação aumente, podendo causar uma hemorragia;
  4. Analgésicos: possivelmente, no dia da cirurgia, o médico irá receitar um medicamento, facilmente encontrado em farmácias para aliviar a dor do pós-cirúrgico. No entanto, é importante lembrar que qualquer problema que perceber você deverá contatar o cirurgião responsável pelo procedimento ou alguém que ele indicou. Jamais tome medicamentos por conta própria!

Entenda mais sobre o dente do siso

A situação do seu dente só pode ser avaliada por um profissional de odontologia. Para avaliar o quadro corretamente, o dentista solicitará um exame de imagem, mais precisamente um raio-x panorâmico, que permitirá que ele veja todos os dentes da sua boca, além de ver a posição em que o dente do siso se encontra. Quando o maxilar possui espaço e o dente não está prejudicando é normal que a indicação seja de mantê-los, mas caso o nascimento deles esteja causando desconforto é indicado a extração.

Para os pacientes que ainda não sabem se realizarão a cirurgia, existem alguns métodos que podem auxiliar no alivio do incomodo, por exemplo, uma compressa de gelo faz com que a dor diminua e ajudam a diminuir um possível inchaço. Para os dentes que estão inflamados, um bochecho com água morna e sal pode fazer com que as bactérias causadoras da dor sejam eliminadas, porém estes dois procedimentos não podem ser considerados como tratamentos definitivos para aliviar a dor do nascimento do dente do siso.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente do siso:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões