dente do siso inflamado

Como tratar dente do siso inflamado

Relatos sobre a imensa dor quando se tem dente do siso inflamado são bastante normais. Esse dente, geralmente é o último a nascer em nossa arcada dentária, ocorrendo na adolescência ou até no início da fase adulta. Ele recebe este nome pois Siso em Latim quer dizer juízo fazendo uma associação com a etapa da vida em que ele aparece.

Existem casos em que esse dente nasce em uma posição alterada, comprometendo ainda mais sua manutenção na boca. Devido a sua posição bem posterior na arcada, muitos acabam tendo dificuldade para higienizá-lo, por isso sua remoção é indicada.

O dente do siso inflamado acontece quando há higienização deficiente da região, gerando dor e desconforto. Esse problema é conhecido tecnicamente como pericoronarite. Em algumas situações por maior esforço que a pessoa faça para limpar a região não é o suficiente, confira alguns fatores:

  • O siso pode não nascer na posição correta;
  • Pode existir um pedaço de gengiva em cima do siso;
  • A pessoa pode não ter abertura de boca suficiente para acessar seus dentes mais posteriores;
  • Quando a dor se torna muito aguda é fundamental buscar o Dentista o quanto antes.

O melhor caminho para evitar o dente do siso inflamado é higienizar corretamente a região. Alguns pacientes nos relatam que usam medicação por conta própria para melhorar a dor no siso. Porém, isso não é recomendável e deve ser evitado. O uso de medicamentos deve ser realizado sob supervisão do especialistas

Como ocorre extração de dente do siso inflamado

É preciso realizar uma cirurgia para remover o dente do siso inflamado. Isso, ocasiona uma limitação passageira pelo trauma desse procedimento. O repouso é extremamente importante e um dos principais fatores para você ter um bom pós-operatório.

É preciso realizar alimentação líquida e pastosa de preferência gelada conforme recomendação do cirurgião por algum tempo. Além disso, a higienização é necessária para evitar a infecção da região. Entretanto, a dificuldade da extração também pode afetar o sua recuperação.

Peculiaridades do dente do siso inflamado

Nem toda remoção do dente do siso é igual. Um dos fatores a serem considerados é a posição do dente. Dente do siso inflamado quando está inclinado ou impactados são mais difíceis de remover pelo cirurgião quando comparado com os dentes bem posicionados. Este fato vai determinar ainda o número de sessões necessárias para resolver o problema. Nos casos mais fáceis em até uma consulta o profissional pode remover o quatro sisos. Quando a situação é mais complexa poderá precisar de um tratamento para cada dente.

A pericoronarite do dente do siso é bastante frequente e, apesar de não ser uma afeção exclusiva dos sisos, é nestes dentes que ocorrem a quase totalidade dos casos. A pericoronarite ocorre mais nos sisos inferiores, pois o espaço existente entre a coroa destes dentes e a gengiva constitui uma área para a acumulação de restos alimentares mais difíceis de remover durante a escovação ou limpeza dos dentes, favorecendo, desta forma, a proliferação de bactérias.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente do siso inflamado:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões