dente do siso ou ciso

O que é preciso saber sobre o dente do siso ou ciso?

O dente do siso ou ciso (conforme muitas pessoas escrevem), ou ainda do juízo, como é bastante conhecido, é uma dentição que costuma aparecer no fim da adolescência e início da fase adulta, até os vinte e poucos anos. O dente do siso ou ciso pode nascer em quatro unidades ou apenas em uma. Aliás, há pessoas que não desenvolvem nenhuma, e não há problemas, é uma questão fisiológica bastante individual.

O dente do siso ou ciso, ou do juízo, nasce nas quatro extremidades da arcada dentária (inferior, superior, esquerda e direita), ou seja, no fundo da boca. E eles podem praticamente passar ilesos, de forma que a pessoa praticamente não sinta dor ou desconforto, porém, nem todos têm essa sorte, pois o dente do siso ou ciso pode nascer trazendo bastante incômodo e na maioria das vezes requer a extração.

E entre os incômodos trazidos por esse dente do siso ou ciso, pode-se destacar o inchaço na região gengival e uma dor que pode ser frequente ou que oscila, e que pode irradiar para a garganta, ouvido e cabeça. A alimentação e a higiene bucal também passam a ser feitas com certa dificuldade nesse período.

Cuidados após extrair dente do siso ou ciso

O dente do siso ou ciso, normalmente causa dores devido ao fato de que não consegue romper a gengiva e se posicionar de forma natural ou porque não encontra espaço junto aos demais dentes já presentes na boca, e então inicia uma espécie de força para empurrá-los, o que além de dor, pode causar uma movimentação inapropriada dos dentes. E quando a extração do dente do siso ou ciso for a recomendação dada pelo dentista, não há com o que se preocupar, é um procedimento simples e o pós-operatório exige alguns cuidados nos primeiros dias, como:

  • Se alimentar apenas de comidas pastosas e líquidas em temperatura fria e gelada;
  • Não comer nada que exija muita mastigação;
  • Se manter de repouso e evitar esforço físico;
  • Não se expor ao sol;
  • Ao higienizar a boca, não passar a escova na área suturada, apenas um cotonete umedecido com enxaguante bucal antisséptico;
  • Após o período determinado pelo dentista, voltar ao consultório para tirar os pontos.

Dia a dia sem o dente

O dente do siso ou ciso pode ser removido inclusive os quatro em uma mesma ocasião sem causar nenhum tipo de problema ao paciente. Eles não têm uma função essencial na estrutura bucal e, portanto, podem ser extraídos sem receio. Nos primeiros dias que sucedem a retirada dos pontos, ficará um tipo de cavidade na região da gengiva na qual o dente foi tirado. Entretanto, como esse tecido gengival tem a capacidade de se regenerar, o paciente não sentirá o “vazio” na região pois o buraco irá se fechar. E o melhor, a pessoa que removeu o dente do siso ou ciso devido a dor prosseguirá sua rotina normal, sem qualquer alteração e sem nenhuma dor no local.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente do siso ou ciso:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões