dente estragado

Dente estragado tem tratamento

Um dente estragado é aquele que apresenta problemas que não são possíveis de serem solucionados ou que a solução seria algo com durabilidade muito curta. Ou seja, a extração no final das contas em geral é o melhor tratamento. Contudo, é o Dentista quem deve decidir qual abordagem tomar diante de um dente estragado.

Uma boa higiene bucal, com uso cuidadoso da escova, que deve ser trocada de forma regular, o uso diário do fio dental e um cuidado com a ingestão de açúcar são os três cuidados básicos para evitar um dente estragado. Consultas regulares ao dentista para que ocorra uma avaliação e prevenção de forma profissional é sempre a maneira mais eficaz e econômica de manter a saúde bucal.

Dente estragado que deve ser extraído

Quando o dente estragado tem indicação de extração por parte do dentista o procedimento ocorre da seguinte forma. Primeiro é feita a Instalação de um implante dentário e sobre esse implante uma coroa. Depois é feito um desgaste dos dentes vizinhos ao perdido e colocação de uma ponte fixa. O Dentista também pode decidir que o dente estragado tem tratamento. Confira as intervenções possíveis:

  • Restauração: nele o dente é refeito com uma resina;
  • Restauração estética;
  • Coroas;
  • Coroas com núcleo.

Uma das principais queixas dos pacientes relacionado ao dente estragado é o cheiro ruim que o local exala. O mau hálito é um dos indicativos do problema, pois diante do defeito o alimento pode permanecer ali e ser bem complicado de ser removido pela pessoa na escovação. É muito comum o paciente chegar falando que os dentes estão podres, que quer extrair o dente que realmente apresenta problemas, mas ainda pode ser totalmente recuperado.

Salvar dente estragado é a saída mais indicada

Existem diversas opções para se manter um dente na boca e o mesmo tem que estar muito ruim para que seja removido. Claro que quanto mais procedimentos forem necessários para manter esse dente e quanto mais sofisticado for o material, maior o custo. A odontologia evoluiu e na maioria das vezes, se ao primeiro problema no dente for realizado o tratamento necessário aquele dente fique durante muito tempo na boca.

Entre os tratamentos mais modernos para enfrentar dente estragado está as restaurações estéticas, feitas em resina ou cerâmica, com e sem recobrimento das cúspides dos dentes. Atualmente temos o dessilicato de lítio, mais resistente a fratura do que as cerâmicas ) e com um poder de adesão muito maior, podendo ser colocado sobre dentes com pouca estrutura - , que estariam perdidos alguns anos atrás atualmente podem ser salvos.

Os problemas mais comuns que levam ao dente estragado estão associados com a cárie dentária. Por isso a importância do paciente agendar consultas a cada seis meses. O problema em seu estágio inicial é difícil de ser detectado pela pessoa e apenas um olhar mais apurado pode confirmar o início de uma cárie. Quando o paciente detecta é sinal de um avanço do problema, tanto no exame de olho quanto ao sentir dores na região.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente estragado:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões