dente nascendo

Os cuidados com dente nascendo

Uma das primeiras alegrias que os pais têm com os seus filhos é quando notam o nascimento do primeiro dente. Esta fase requer uma atenção especial pois o bebê passará a se incomodar com a situação e o dente nascendo é sinal de que o dentista precisa ser procurado para orientar como cuidar bem deles nesta fase da vida.

Normalmente, os primeiros dentes de leite de um bebê começam a aparecer entre os seis e 15 primeiros meses de vida. Cada bebê apresentar um comportamento diferente, mas é possível estabelecer alguns sintomas gerais, que podem ser tratados como indícios da erupção dental:

  • Nervosismo e irritação;
  • Gengiva avermelhada;
  • Aumento da produção de saliva;
  • Febre;
  • Vômitos;
  • Alteração nas fezes.

Um dos primeiros e mais comuns sinais de que os dentinhos do seu filho estão começando a nascer é a mudança de humor. Também pode estar diretamente relacionado às dores na gengiva, que podem causar perda de apetite e dificuldades para o bebê dormir.

Como lidar com dente nascendo no bebê

Sintomas de febre, vômitos e alterações nas fezes também podem indicar as primeiras fases da dentição. Mas, é importante lembrar novamente: cada bebê reage a essa fase de uma forma diferente. Os pais devem estar atentos pois esses sintomas também podem ser simples desconfortos.

Outro indicativo da dentição é a tentativa do bebê de levar à boca e morder tudo aquilo que ele encontra pela frente. Durante as primeiras fases de dente nascendo, a produção de saliva aumenta. Isso faz com que ele babe com maior intensidade. Nas primeiras fases da dentição, é comum que as gengivas dos bebês fiquem mais sensíveis.

Alívio para dente nascendo

Existem algumas atitudes que podem amenizar o desconforto causado pelo nascimento dos primeiros dentes de leite. Uma boa dica pode ser utilizar uma compressa esterilizada molhada em água fria para aplicar na gengiva do bebê. Para as crianças que já começaram a diversificação alimentar, invista em alimentos mais gelados, como purê de maçã, sopa fria, ou tirinhas de pepino e cenoura.

Os pais devem ter consciência da importância dos dentes de leite. Apesar de eles darem lugar para os dentes definitivos mantê-los em perfeito estado é fundamental. Desde cedo a alimentação deve ser observada, evitando os açúcares e carboidratos em excesso pois a cárie pode aparecer em dentes nascendo. Depois do nascimento do primeiro dente, deve-se começar a escovar os dentes do bebê com uma escova e apenas com água, pois só se deve usar creme dental apenas a partir de 1 ano de idade, pois tem flúor.

Adultos com dente nascendo

Nos adultos dente nascendo está associado com o Siso. O último molar costuma aparecer no final da adolescência até o início da vida adulta. O seu surgimento pode ser uma fonte de dor em dente nascendo que não há espaço para ele. O paciente deve buscar o dentista para verificar qual melhor forma de tratamento. O siso pode ser extraído, quando ocorrer indicação para tanto, em uma sessão. Nos casos mais graves até quatro consultas podem ser necessárias.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente nascendo:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões