dente podre

O que fazer com o dente podre

Muitas pessoas sofrem com problemas bucais, mas o principal problema que leva o paciente a buscar um dentista, é a cárie que faz com que tenha o dente podre. Entretanto, mais de 90% dos casos, os problemas nos dentes surgem devido aos hábitos que os pacientes possuem com a higienização dos dentes. Escovar os dentes corretamente deve ser um hábito que todos devemos desenvolver desde o primeiro ano de vida.

O dente podre devido à uma cárie pode ser considerado um problema considerado simples, mas ele deve ser tratada assim que o paciente notar o seu aparecimento, do contrário, ela crescerá e poderá atingir as camadas mais profundas do dente, podendo chegar até a polpa. Uma cárie não tratada pode leva-lo a ter que realizar um tratamento de canal.

Outros problemas além do dente podre

Quando o paciente negligencia a saúde dos seus dentes, diversos problemas podem surgir, não só a cárie:

  • Mau hálito: a má higienização da língua faz com que a saburra, que é o acumulo de restos de alimentos e saliva, cause o mau hálito. Para tratar deste problema é fundamental que o paciente escove os dentes corretamente até que toda a camada branca seja removida;
  • Gengivite: a gengivite é uma inflamação da gengiva, que pode evoluir rapidamente se não tratada corretamente. Os principais sintomas são vermelhidão e inchaço, em casos severos é possível notar sangramento. Recomenda-se que nos primeiros sintomas, o paciente procure um dentista, pois somente ele poderá avaliar o caso corretamente;
  • Periodontite: a periodontite é uma doença que é a evolução da gengivite. Na verdade é uma inflamação nos tecidos ósseos e pode fazer com que o paciente tenha que extrair o dente, pois a raiz tende a ficar cada vez mais enfraquecida devido a inflamação.

Faça visitas regulares

Escovar os dentes corretamente não é nenhum bicho de sete cabeças, para isso basta uma escova de dentes, pasta de sua preferência e um fio dental. O uso do fio dental é imprescindível, pois ele auxilia na remoção dos restos de alimentos que ficam presos em locais onde a escova não alcança, ou seja, ele é um grande aliado no combate ao dente podre. Para garantir a limpeza completa, não deixe de escovar a língua, pois os resíduos dela são responsáveis pelo aparecimento do mau hálito.

Com a vida corrida, muitas vezes não conseguimos ir ao dentista com frequência, porém é importante visita-lo sempre que possível. Os profissionais recomendam visitas a cada seis meses, para uma avaliação e uma limpeza profissional, que removerá todos os restos de alimentos endurecidos, conhecidos como placas bacterianas ou tártaro.

Além das visitas é imprescindível aprender a escovar os dentes, pois a prevenção ainda é o melhor tratamento para o dente podre. Como dito, diversas doenças podem comprometer a saúde bucal e é fundamental evitar que ela surjam, pois quem não quer ter um sorriso bonito e saudável, não é mesmo? Um sorriso bonito faz com que você melhore a sua autoestima e promove a segurança no seu dia a dia.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dente podre:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões