dentes amarelos

Dentes amarelos têm solução com clareamento

O surgimento de dentes amarelos ou amarelados ocorre porque existe uma atuação nefasta de determinados alimentos, bebidas, medicamentos e hábitos ao longo do tempo. A situação pode manifestar-se inicialmente através de uma única mancha amarela, ou algumas manchas amareladas ou, então, pode verificar-se um escurecimento dos dentes de uma forma mais generalizada. A solução para o problema é o clareamento dental, procedimento que deve ser feito no consultório odontológico.

Um dos hábitos mais referidos como causa do problema é o consumo de café. Porém, o problema pode ser devido ao consumo de várias bebidas e alimentos. A ingestão de chá, vinho tinto, determinados refrigerantes e certos alimentos, assim como a ingestão excessiva de flúor e de alguns medicamentos também estão associados aos dentes amarelos.

Mais fatores causadores de dentes amarelos

Fatores genéticos também influenciam a tonalidade dos dentes, podendo condicionar que esta seja mais ou menos branca ou amarelada. Outras causas que podem promover esta situação, como sejam: os dentes submetidos a endodontia ou ainda durante a realização de um tratamento ortodôntico fixo ou correção com aparelho dentário.

No entanto, é uma situação temporário em razão da maior dificuldade de higienização e pode ser revertida.

  • Normalmente dentes amarelos ocorrem bem mais nos definitivos;
  • Dentes de leite também são passíveis de passar pelo problema;
  • Dentes amarelos influenciam a autoestima e podem ser melhorados em qualquer fase da vida;
  • Traumatismos podem estar associado com o problema.

O clareamento ou branqueamento dentário consiste no recurso a procedimentos e produtos indicados para branquear ou clarear os dentes, podendo o tratamento ser realizado em casa ou no consultório. Na hipótese do caseiro sempre com supervisão profissional. É um procedimento que tem como objetivo restituir ou promover a brancura dos dentes, sem que ocorra qualquer desgaste da superfície dos mesmos.

Quando o clareamento dental é realizado no consultório passa pela aplicação de um gel concebido para o efeito, à base de peróxido de hidrogênio, ativado por uma luz ultravioleta. . Podem ser necessárias realizar várias sessões ou consultas até se obter o clareamento desejado para eliminar os dentes amarelos. Atualmente, a utilização de uma moldeira para clareamento é o método mais eficaz e seguro para diminuir ou tirar o amarelado ou amarelo dos dentes com êxito, nos casos em que se efetuam os tratamentos em casa.

Importância da higiene oral preventiva

A prevenção do escurecimento dos dentes é sempre a melhor solução e preferível à necessidade do clareamento para solucionar dentes amarelos. A prevenção prende-se com a realização de uma correta higiene oral, que passa essencialmente por uma boa escovagem dos dentes, ou seja, com a devida frequência e com a técnica adequada. Mas como visto anteriormente o problema pode ser genético e nem a melhor limpeza impedirá o seu surgimento.

Determinados alimentos tendem a pigmentar os dentes, no entanto, não é motivo para que a pessoa deixe de consumir só para evitar a pigmentação dos dentes, exclusivamente. Por este motivo é importante ter um Dentista como aliado para tratar da melhor forma o problema de dentes amarelos e ter o sorriso desejado.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dentes amarelos:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões