dentista pediatra

A importância do Dentista pediatra

A idade ideal para iniciar o atendimento odontopediátrico é o primeiro ano de vida do bebê. Os pais devem ter em mente que procurar um dentista pediatra tem como meta evitar e interferir na instalação de hábitos que, ao longo do tempo, poderiam trazer danos à saúde bucal e ao correto desenvolvimento da criança. A cárie é a doença mais prevalente na primeira infância.

Existem problemas bucais e dentários que quando diagnosticados precocemente podem ser, em muitos casos, revertidos ou interrompidos sem que a criança tenha um problema maior. Não é pelo fato dos pequenos terem dentes de leite que serão substituídos que sua saúde bucal deve ser colocada em segundo plano. Nestas horas, o dentista pediatra é um parceiro importante para garantir o sorriso perfeito dos pacientes.

Dicas do Dentista pediatra

O trabalho deste profissional consiste em ensinar uma alimentação saudável e seu reflexo no sorriso, a ter uma correta higiene bucal e a ter melhores hábitos para que a cárie não se instale. O dentista pediatra também atua em parceria com os pais, desde a gestação do nenê e em todo o crescimento da criança, por meio de um trabalho contínuo para prevenir problemas nos bebês é evitar problemas futuros. Na criança e no adolescente o acompanhamento e orientação sobre escovação e dietas, simultaneamente devem fazer o controle de placa bacteriana, com visitas periódicas.

  • O dentista pediatra ensina os pais como lidar com o nascimento dos primeiros dentes nos bebês;
  • Como aliviar a dor e fazer a limpeza dos dentes são fundamentais para um crescimento saudável dos mesmos;
  • Crianças que frequentam o consultório no período certo tem melhores hábitos preventivos;
  • Outra vantagem é deixar de ter medo de ser atendido pelo dentista pediatra.

Também é trabalho do dentista pediatra acompanhar as futuras mamães. Através do pré-natal em gestantes, o dentista pediatra orienta como prevenir o aparecimento de doenças bucais que a gravidez pode favorecer. Devido as alterações hormonais ocorridas neste período, doenças como gengivite e periodontite podem surgir neste momento, por isso a importância dos cuidados preventivos.

Dentista pediatra e os cuidados com o dente de leite

Os dentes dos bebês começam sua formação por volta da sexta semana de vida embrionária e, a partir do sexto mês de vida, inicia-se o processo de erupção dentária, sendo os inferiores, geralmente, os primeiros dentes a irromperem na cavidade bucal. Com a erupção de mais dentes, os pais devem passar a fazer uso da escova dental para higienizar a cavidade bucal de seus filhos.

Após surgirem os primeiros dentes os pais devem escovar todos os lados dos dentes da criança, seguindo uma ordem, para não esquecer nenhum. A escovação deve ser feita pelo responsável e não pela criança devido à falta de coordenação para remover a placa bacteriana. Deve-se usar uma escova dental macia e especial, bem como creme dental apropriado, devido ao risco das crianças engolirem o material. O trabalho do dentista pediatra como visto inicia-se na barriga da mãe e segue até a idade adolescente do paciente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dentista pediatra:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões