dor de dente

O que fazer com dor de dente

Se buscarmos na internet, existem diversas receitas que ajudam quando se está com o dor de dente, mas nenhuma delas pode ser considerada como uma solução definitiva para o problema, já que somente um profissional odontológico pode avaliar as reais causas para a dor.

Existem muitas causas para estar com o dor de dente, entre elas podem estar as cáries, sensibilidade devido à clareamentos ou procedimentos ortodônticos, gengivite, periodontite. Entretanto, a maioria das causas para o dente estar doendo é ocasionado pela má higienização dos dentes. Descuidar da higienização pode levar o paciente à ter que tratar o canal ou até mesmo, ter que extrair o dente.

Nos casos onde o paciente precisa tratar o canal, é importante realizar o procedimento assim que diagnosticado, pois somente ele poderá sanar o problema, ou seja, não há nenhum outro tratamento disponível que fará o mesmo efeito, protelar só fará com que o problema aumente de tamanho. Quando a única solução para a dor de dente é a extração é importante que o paciente busque alternativas para reabilitar o sorriso posteriormente, pois a ausência de dentes compromete o sorriso e a mastigação.

Como aliviar a dor de dente

Escovar os dentes corretamente ainda é a melhor forma de evitar ter o dente doendo, porém existem formas caseiras para aliviar o problema momentaneamente:

  • Compressa com gelo: ao aplicar o gelo, sob o local inchado por 15 minutos poderá fazer com que a dor diminua;
  • Bochecho: um bochecho com água morna e sal faz com que os restos de alimentos sejam removidos, ou seja, este procedimento limpará o local e amenizará os sintomas da dor;
  • Medicamentos de farmácia: É importante lembrar que não é recomendado tomar nenhum remédio sem que ele tenha sido indicado por um profissional de confiança! No entanto, alguns analgésicos podem auxiliar no alívio, mas é importante consultar um médico ou um farmacêutico.

Para escovar os dentes corretamente, não há a necessidade de aparelhos caros e modernos, pois uma simples escova de dente, uma pasta de dente de sua preferência e um fio dental é o suficiente para evitar problemas como a dor de dente. Os dentistas recomendam que todos os pacientes, escovem os dentes, pelo menos, três vezes por dia, além de escovar a língua e passar o fio dental. O fio dental é responsável por remover os restos de alimentos que ficam presos nos locais onde a escova não alcança, por isso seu uso é imprescindível.

Ir ao dentista evita a dor de dente

Você sabia que os bebês devem ir ao dentista? Isso mesmo! Assim que os primeiros dentes nascem, os responsáveis devem leva-lo ao dentista da família, para que ele possa avaliar e orientar quanto a higienização e também, a respeito dos cuidados que se devem ter até o nascimento dos definitivos. Qualquer problema que houver com os dentes de leite pode impactar no nascimento dos demais.

Ir ao dentista deve ser um hábito, recomenda-se ir pelo menos, duas vezes por ano. Nessas consultas de rotina o dentista fará uma avaliação completa e também, uma limpeza profissional que removerá os restos de alimentos endurecidos dos dentes, que podem contribuir para a dor de dente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dor de dente:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões