dor de dente como aliviar

Dor de dente como aliviar

As causas mais comuns de dor de dente são cáries, sem dúvidas é a queixa mais comum nos consultórios. Quando o paciente sente dor no dente, é obvio que algo está errado. O problema também pode ser causada por ligamento periodontal, bruxismo e briquismo, que são problemas relacionados ao atrito muito forte dos dentes, causando desgaste do esmalte. Qualquer situação ligada à saúde bucal deve ser imediatamente investigada com o dentista.

Dor de dente como aliviar quando se fala em cárie é sinal de ela já avançou, pois no começo não incomoda. A cárie começa na superfície do dente, desgastando o esmalte. Como no esmalte do dente não há terminação nervosa, o paciente não sente a dor. Somente no momento que a cárie evolui e alcança uma porção mais interna, chamada dentina, que o paciente começa a sentir mais dor.

Pacientes idosos podem não sentir dor nenhuma, uma vez que o passar da idade acarreta no fechamento dos túbulos dentários. Contudo, muitas vezes trata-se de um problema multifatorial, no qual a causa principal gerou complicações que também devem receber tratamento para que os sintomas cessem completamente.

Dor de dente como aliviar bruxismo

O bruxismo é caracterizado pelo ranger ou apertar de dentes por períodos prolongados. Geralmente, acontece de maneira inconsciente, durante o sono. Outro problema que causa o bruxismo é a má oclusão, condição na qual há alterações faciais que afetam o mecanismo de contato entre os dentes superiores e inferiores.

  • A ocorrência do bruxismo tem diferentes motivos;
  • Estresse;
  • Alimentação incorreta;
  • Ansiedade;
  • Efeito colateral de medicamentos;
  • Apneia do sono.

De forma paliativa uma medida contra o bruxismo é a confecção de uma placa dentária para o paciente usar enquanto dorme. Em geral esta forma de dor de dente como aliviar tem efetividade, mas como as causas são variadas, precisam ser tratadas da mesma forma para eliminar o problema de uma vez.

Tratamentos disponíveis

O tratamento para a dor de dente varia de acordo com a sua causa. Pessoas que sofrem com cáries não terão nenhum benefício caso recebam um tratamento para bruxismo. No caso de cáries mais profundas, o tratamento é um pouco mais complicado.

Caso a dor seja causada por essas doenças periodontais dor de dente como aliviar nesta situação pode envolver soluções cirúrgicas ou não, dependendo do caso. Em último caso, quando o problema é muito profundo, é possível que o dentista sugira uma extração dentária.

Dente do siso

Dor de dente como aliviar pode ser resultado do dente do siso que está querendo nascer. O problema é que a dor é tão forte que irradia para os outros dentes. O que parece uma dor nos primeiros molares é, na verdade, uma dor na gengiva por conta do nascimento do último molar.

O siso precisa rasgar a gengiva para conseguir abrir seu espaço na arcada dentária, o que, de fato, estimula muito as terminações nervosas locais. Na maioria dos casos dor de dente como aliviar pode passar pela extração, mas quem vai determinar é o dentista.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dor de dente como aliviar:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões