dor no maxilar

Saiba o que é dor no maxilar

Problemas como a síndrome da articulação temporomandibular (ATM), que é caracterizada por dor no maxilar e mobilidade reduzida na mandíbula podem ser desenvolvidos, se o paciente não tratar o bruxismo corretamente. O bruxismo é a prática de ranger ou apertar os dentes, sendo mais comum, na hora de dormir. Normalmente o hábito acontece involuntariamente e pode estar ligado a questões emocionais.

Sintomas para dor no maxilar

O bruxismo, normalmente, se intensifica durante a noite, para tratar o problema é importante que o paciente fique atento aos sinais:

  • Dor no maxilar;
  • Dor ao mastigar ou falar;
  • Dente trincado ou quebrado mesmo sem ter ingerido nada duro;
  • Esmalte desgastado;
  • Sensibilidade à alimentos frios ou quentes.

Causas para o bruxismo:

  • Stress;
  • Ansiedade;
  • Tensão;
  • Mordida cruzada;
  • O ranger dos dentes também pode se apresentar como um sintoma de outros problemas como uma complicação da doença de Parkinson e também, pode ser sintoma de dor de dente.

Tratamento para dor no maxilar

A finalidade do tratamento para a dor no maxilar, é fazer com que os dentes não sofram mais danos, além de aliviar a dor e a tensão provocada pelo problema. Para isso, o dentista molda de acordo com a mordida do paciente, uma placa de acrílico que é instalada nos dentes superiores, pode ser removida utilizada somente a noite (quando os sintomas se intensificam) ou o dia todo, mas somente um profissional poderá recomendar.

Para os pacientes com problemas de mordida cruzada é indicado que busque um tratamento ortodôntico, pois na maioria das vezes é possível que o bruxismo seja curado com o alinhamento correto dos dentes e com o uso da placa contra o bruxismo. Nos casos de stress, ansiedade e tensão é recomendado que o paciente busque métodos para relaxar e praticar exercícios que relaxem os músculos da face. Em casos severos de bruxismo, o dentista pode aconselhar o paciente faça tratamento com um fisioterapeuta.

Outros cuidados além do bruxismo

Muitas pessoas sofrem com bruxismo, porém existem diversos problemas bucais que devem ser tratados assim como a dor no maxilar. Os odontologistas recomendam que todos os pacientes façam consultas de rotinas a cada seis meses e nestas consultas ele avaliará a condição geral da saúde bucal, além de realizar uma limpeza profissional a fim de eliminar possíveis placas endurecidas nos dentes.

Além das visitas regulares é importante manter a higiene em dia, ou seja, escovar os dentes após as refeições principais (café da manhã, almoço e janta), escovar a língua e passar o fio dental. O uso do fio dental é imprescindível, pois ele consegue remover os restos de alimentos dos locais que a escova de dente não alcança. Utiliza-lo previne os dentes e a gengiva de doenças como a gengivite, periodontite e até mesmo contra o aparecimento de tártaros e placas.

A saúde bucal é fundamental para um bom funcionamento do corpo, já que é através da cavidade oral que os micro-organismos entram em contato com o nosso corpo. Além de tratar a dor no maxilar é importante ficar atento quanto a higienização, pois somente assim você terá uma saúde plena.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende dor no maxilar:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões