extração de dente

Quando é recomendada extração de dente

A extração de dente pode ser um momento difícil para o paciente. Com a ajuda e orientação de um profissional, esse momento consegue ser mais tranquilo. As técnicas odontológicas avançaram bastante nos últimos anos permitindo que a intervenção se torne menos invasiva e com resultados mais efetivos.

Quando ocorre a remoção de um dente deve-se obrigatoriamente substituir os espaços vazios por dentes artificiais, já que uma mastigação deficiente ou ausente, compromete muito a qualidade de vida das pessoas. Implantes, próteses com substituição de um, alguns ou de todos os dente estão no protocolo de extração de dente. A colaboração do paciente é essencial para a recuperação e cicatrização do dente extraído.

Confira algumas medidas:

  • Quem passa por uma extração de dente deve evitar falar muito;
  • Ficar em repouso o maior tempo possível nos três primeiros dias;
  • Evitar atividades físicas, banhos quentes ou tomar sol nos cinco dias após a extração de dente;
  • Cuidado especial com a alimentação;
  • Beber bastante água.

Outro ponto importante no cuidado após a extração do dente é com a higienização da região. O paciente precisa fazê-lo sempre em frente do espelho, utilizando corretamente o fio dental e a escova de dentes com cerdas macia. Não bochechar vigorosamente nos quatro primeiros dias, apenas lavando a boca.

Cuidados com a ferida da extração de dente

Nos dois dias após a extração do dente o paciente deve colocar compressas geladas próxima à região operada, utilizando um saco plástico e grande quantidade de gelo, protegendo a pele com uma toalha fina de algodão, hidratante ou vaselina sólida para não queimar a pele.

Confira mais medidas:

  • Compressas de gelo deverão ser feitas por 20 minutos;
  • Não passar a língua, dedo ou qualquer objeto na área operada;
  • Em casos de hemorragia morder a região operada com gaze estéril;
  • A pessoa pode ter ainda sensação de gosto de sangue com saliva na boca nos primeiros dias.

Quando se fala em extração de dente do siso ela ocorre por outros motivos. Este dente costuma nascer no final da adolescência e inicio da vida adulta. O motivo para a intervenção é a falta de espaço ou nascimento de forma irregular do último molar, como é chamado tecnicamente.

Recomendação de extração do dente do siso

Muitos dentistas recomendam a extração de dentes inclusos que nasceram apenas parcialmente. As bactérias podem se instalar em volta de um dente que nasceu parcialmente, causando uma infecção, a qual pode se estender para o osso adjacente e tornar-se um problema ainda mais sério.

No caso da extração de dente do siso a mesma pode ser realizada em qualquer idade, mas antes dos 30 anos é o ideal pois as raízes dentárias ainda não terminaram de crescer. A intervenção depende da condição do dente. Em alguns casos o dentista pode retirar os quatro em uma única sessão. Já em outras podem ser necessárias uma sessão para cada dente. A extração de dente não costuma doer e o dentista passará todos os cuidados pós operatórios para que o paciente tenha uma saúde bucal tranquila.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende extração de dente:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões