extração de siso

Quando deve ser feita extração de siso

A extração de siso deve ser feita apenas quando os dentes do siso não nasceram adequadamente na boca. Ele recebe este nome pois Siso em latim quer dizer juízo. Estes dentes costumam aparecer entre o final da adolescência e início da vida adulta. A intervenção pode ser feita quando os dentes já nasceram ou mesmo para dentes que não vão nascer, no que é chamado dente do siso incluso.

Quando o dente está presente na boca e não compromete a arcada dentária funcionando como os demais dentes do fundo, na fase final da mastigação, e não precisa ser retirado pelo dentista. Pacientes que estejam com a saúde comprometida ou inflamações do local, por exemplo, devem considerar adiar o procedimento.

Casos para extração de siso

A indicação de extração do siso se relacionada a uma série de fatores que o Dentista deve levar em conta. Incapacidade de higiene adequada dos dentes do siso está entre as mais importantes, quando a escova não alcança a região. Pressão ou empurramento nos dentes vizinhos que gera riscos de traumas ou problemas no alinhamento dental também pode ser levado em conta para extração de siso. Confira outras situações:

  • Alterações na mordida e na fala motivadas pela presença dos sisos;
  • Sisos tomados por infecção recorrente;
  • Sisos em contato com a raiz dos segundos molares;
  • Sisos que estejam gerando dor em outras partes da face do paciente.

O momento ideal para extração dos sisos é entre os 16 e 18 anos, quando se formam as primeiras raízes dentárias e o dente ainda não nasceu. A cirurgia pode ser feita sem riscos em qualquer idade. Depois dos 30 anos, no entanto, o procedimento pode ser um pouco mais dolorido.

Procedimento de extração de siso

Após a área estar adormecida pela anestesia para extração de siso, caso os dentes ainda não tenham nascido, é realizada remoção do osso que recobre o dente e depois do dente. Em alguns casos, o dente pode ser quebrado e retirado em partes, em outros será retirado inteiramente. Tudo depende da posição do dente e condições do paciente.

A duração da extração siso varia conforme a dificuldade da cirurgia e quantidade de dentes que será retirada. Ela pode ocorrer em uma sessão com a extração de siso em sua totalidade ou então divididas em quatro sessões. Em média, a cirurgia de extração do siso leva menos de 30 minutos para ser feita por dente.

Recuperação da extração de siso

Depois de remover seus dentes do siso, a velocidade de sua recuperação depende do grau de dificuldade da extração. Pode ser que ocorram sangramentos em uma ou mais aberturas nas primeiras 24 horas. Edemas faciais na área onde o dente foi extraído são comuns. Para diminuir o inchaço, aplique nas primeiras horas uma compressa gelada a cada 20 minutos, durante 10 minutos.

Alguns cuidados devem ser adotados nos primeiros dias após a cirurgia como uma dieta líquida nos primeiros três dias, evitando comer alimentos quentes. Sete dias após a extração o paciente deve retornar ao consultório para remover os pontos e verificar se está tudo em ordem na região.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende extração de siso:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões