gengiva branca

Gengiva branca é sinal de alerta para o paciente

Dor na gengiva pode ser provocada devido a uma escovação dos dentes muito agressiva ou uso incorreto do fio dental, ou em casos mais graves pode acontecer devido a doenças como gengivite. Entre os muitos indicativos de que algo está errado nesta região está a gengiva branca. Quando a pessoa detecta o problema deve procurar o Dentista para realizar o tratamento o quanto antes.

O tratamento consiste em resolver o problema que está na origem da dor na gengiva. Maus hábitos de higiene podem provocar problemas dentários que originam dor na gengiva, como gengivite, abcessos ou cáries. Gengiva branca pode ser um sinal de anemia. Quando a gengiva apresenta-se de forma pálida, de maneira não uniforme, pode ser sinal para várias doenças, ou até mesmo demonstrar uma inflamação da própria gengiva. Veja as principais medidas de limpeza bucal preventiva:

  • Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, especialmente após as refeições;
  • Usar o fio dental todos os dias para retirar os restos de alimentos;
  • Escovar os dentes de forma delicada;
  • Trocar a escova a dental entre três e quatro meses de uso.

Aparelhos ortodônticos que estejam mal adaptados podem provocar inchaço, inflamação e dor de dente e maxilar e dor na gengiva. A origem de gengiva branca pode estar ligado a este fator em razão do maior acúmulo de restos alimentares e micro-organismos na região.

Alterações hormonais e a gengiva branca

Durante a puberdade e a gravidez, a quantidade de sangue que flui para as gengivas é maior, podendo deixá-las inchadas, sensíveis ou dolorosas, e na menopausa os níveis hormonais diminuem, podendo provocar sangramento e dor nas gengivas e alterações na sua cor, entre as quais deixando a gengiva branca. Nas mulheres ocorrem frequentemente oscilações hormonais, como por exemplo na puberdade, durante o ciclo menstrual, na gravidez e na menopausa, que podem afetar as gengivas.

Para os bebês o maior cuidado que os pais devem ter é com um problema conhecido como Sapinho. O problema pode ser identificado por dor na gengiva quando acompanhada de uma coloração esbranquiçada na língua e no interior das bochechas. É mais frequente nesta faixa etária em razão da baixa imunidade.

Problemas mais graves

Na presença de infecções na raiz do dente, pode ocorrer formação de um abscesso na boca, que consiste numa bolsa de tecido inflamado com pus, podendo provocar dor intensa e inchaço nas gengiva. Nestes casos deve-se ir imediatamente a dentista. Este problema já é resultado da falta de higiene bucal não tratada nos estágios anteriores, como a periodontite e a gengivite.

O profissional de saúde também deve ser procurado o mais rápido possível quando o paciente suspeitar de problemas começar na língua, interior da bochecha, amígdalas ou gengivas, podendo ter o aspeto de uma afta numa fase inicial, que acaba por nunca curar. Pode ser um câncer de boca em desenvolvimento. Assim, é importante ir ao médico caso a afta não desapareça. O dente do siso nascendo também pode provocar o aparecimento de gengiva branca.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende gengiva branca:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões