gengiva inchada e doendo

O que fazer no caso de gengiva inchada e doendo?

Se deparar com gengiva inchada e doendo é algo preocupante e que causa bastante incômodo a uma pessoa, afinal, prejudica em funções que são executadas centenas de vezes ao longo do dia como mastigação e fala. Ou seja, interfere direta e negativamente na qualidade de vida de uma pessoa. Além do mais, quando está a gengiva inchada e doendo, possivelmente está mais sensível e sangrando com o simples encostar da escova de dentes.

Por falar nisso, gengiva inchada e doendo pode ser resultado de uma escovação mais agressiva, por isso é importante a utilização de uma com cerdas macias ou supermacias e que tenham boa empunhadura para que escovar os dentes seja uma tarefa confortável. Aliás, não é preciso empregar força nos movimentos da escovação, o melhor e mais saudável é apostar em uma movimentação suave e dedicada em cada parte da dentição, tomando cuidado com a área mais próxima a mucosa gengival. Ter cuidado na higienização também vale para a hora do fio dental.

E quando acontecer de estar com a gengiva inchada e doendo, o ideal é procurar por um profissional da saúde, seja um médico ou de preferência um dentista – ou melhor, um periodontista, especialista em gengiva, e que geralmente é encontrado na maioria das clínicas odontológicas. Não tente se automedicar ou fazer algum procedimento por conta própria, pois pode ser perigoso. Ademais, mantenha a higienização, mas de forma cautelosa.

Causas que levam a uma gengiva inchada e doendo

Estar com a gengiva inchada e doendo, ou ainda sangrando ou com bolhas de pus, é uma situação pela qual ninguém gostaria de passar. E além dos impactos causados pela escovação inadequada, esse quadro pode ser provocado pela mastigação de um alimento mais duro ou cortante como casca de pão ou espinho de peixe. Fora das questões de ferimentos, a gengiva inchada e doendo pode ser sinal de alguma doença periodontal como:

  • Gengivite – infecção que além desses sintomas pode gerar aftas e dentes amolecidos;
  • Periodontite – evolução da gengivite e que pode causar mau hálito, dor de dente e até mesmo a perda dele;
  • Cárie – a famosa infecção causada por higiene bucal inadequada e que acomete crianças e adultos;
  • Abscesso dentário – infecção caracterizada pela formação de uma bolsa de pus entre os dentes e a gengiva.

Como utilizar fio dental sem machucar a gengiva

É comum que muitas pessoas se machuquem ao utilizar fio dental e encarem a gengiva inchada e doendo como algo normal, porém não é, esses são sinais de que algo não está indo bem durante a higienização. Além do mais, saber utilizar o fio dental de forma correta é importante para que a limpeza oral seja mais eficiente.

E o uso correto desse item é simples, o recomendado é que se puxe entre 18 e 24 centímetros para fora da caixinha, amarre as extremidades do fio nos dedos indicador e médio e então o segure de forma firme em volta de cada dente, fazendo um formato de “C”, movendo-o de volta para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende gengiva inchada e doendo:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões