gengiva inflamada

Elimine a gengiva inflamada

A recomendação dos dentistas é que todos os pacientes façam visitas regulares ao dentista. Entretanto, muitos só buscam o profissional quando apresentam sintomas de gengiva inflamada. Muitas vezes, a causa para os problemas bucais estão nos maus hábitos dos próprios pacientes. Pequenos hábitos diários permitem que os dentes fiquem bonitos e saudáveis e isso não custa muito.

Com a busca pela melhora da aparência dos dentes surgiram diversos procedimentos, por exemplo:

  • Lente de contato dentária;
  • Aparelhos ortodônticos invisíveis;
  • Clareamento dentário caseiro e de consultório;
  • Cirurgias de ATM;
  • Cirurgias de gengiva.

Todos esses procedimentos fazem com que o paciente fique cada vez mais satisfeito com a aparência e assim, a sua autoestima melhora e consequentemente, as suas relações no dia a dia. No entanto, é importante lembrar que não se deve buscar um profissional somente quando há algum problema, pois todos os tratamentos citados anteriormente devem ser feitos por um profissional de confiança.

Prevenção é o melhor tratamento para gengiva inflamada

A gengiva inflamada pode surgir devido à alguns problemas bucais, por exemplo, a cárie, gengivite, periodontite e até mesmo o nascimento de outros dentes, como o siso. Nos casos onde há presença de vermelhidão, mau hálito, inchaço local e sangramento é possível que uma gengivite esteja se desenvolvendo.

Para eliminar a gengivite é muito simples, desde que diagnosticada no inicio. É importante frisar que a gengivite é um processo inflamatório da gengiva e deve ser tratada o quanto antes, pois ela evolui rapidamente para uma periodontite, que é uma inflamação nos tecidos ósseos. A periodontite acomete os ossos do maxilar e da mandíbula, em alguns casos graves, o paciente começa a notar o enfraquecimento dos dentes, pois a raiz foi atingida e o único tratamento pode ser a remoção dos dentes atingidos.

Higienizando os dentes em apenas três passos

Para evitar problemas como esse basta seguir três passos simples de higienização:

  1. Escovar os dentes: escovar os dentes corretamente é essencial para combater a gengiva inflamada, pois são os restos de alimentos que dão origem às cáries, gengivite e o mau hálito. Para certificar que não há nenhum resíduos observe entre o dente e a gengiva, caso ainda tenha restos de alimentos, continue escovando;
  2. Língua: escovar a língua é imprescindível, pois os restos de alimentos que ficam nela, causam o mau hálito. A saburra é aquela massa esbranquiçada que cobre a língua, ela é composta por muitas bactérias;
  3. Fio dental: passar o fio dental deve ser um hábito, assim como escovar os dentes. Recomenda-se passar o fio após as refeições, pois assim os restos de alimentos não terão chances de inflamar a gengiva. Esse pequeno hábito é responsável por evitar o dente doendo e gengiva inflamada, porque o fio consegue alcançar os locais que a escova não consegue chegar.

Saúde bucal em dia

Os dentistas recomendam que todos os pacientes façam visitas a cada seis meses. Nessas visitas ele avaliará a condição geral da boca e também, fará uma limpeza profissional a fim de eliminar as placas bacterianas endurecidas e o tártaro. Manter o hábito de ir ao dentista evita que problemas simples, como a gengiva inflamada surjam e evoluam para doenças mais graves. Cuidar da higienização dos seus dentes é o primeiro passo para manter a saúde em dia.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende gengiva inflamada:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões