gengivite como tratar

Gengivite como tratar com o dentista

A inflamação das gengivas, conhecida tecnicamente como gengivite é um problema que possui tratamento quando a pessoa busca o consultório odontológico no tempo adequado antes que a situação se agrave com consequências nada agradáveis para o paciente.

Gengivite como tratar é eficaz e quando feito no início, pode ser resolvido no próprio consultório odontológico. No entanto, é importante que o paciente continue com boas práticas de higiene bocal em casa para evitar que a inflamação retorne. A prevenção é um grande aliado nestas horas. Escovar os dentes três vezes ao dia, usar o fio dental e ter uma alimentação correta ajudam a responder a pergunta de gengivite como tratar.

Complicações em gengivite como tratar

Gengivite é o estágio inicial da doença da gengiva, que, se não tratada, pode afetar a estrutura dentária e provocar a queda dos dentes da boca. Entre as complicações da gengivite estão a periodontite e seu estágio mais avançado, em que o osso que sustenta o dente está muito reabsorvido. Isso faz com que os dentes migrem ou se tornem móveis, o que afeta a mordida e pode acarretar na queda dos dentes também. Confira outros problemas graves:

  • O avanço da gengivite pode causar ataque cardíaco;
  • O problema também está associado com Acidente Vascular Cerebral;
  • Mulheres com gengivite podem ter partos prematuros;
  • Doenças pulmonares podem ser registradas.

A melhor forma de se prevenir a gengivite é mantendo uma boa higiene bucal, ou seja, com escovação completa de todos os dentes, língua, gengivas, paredes internas e céu da boca e, em seguida, com uso de fio dental e enxaguante bucal para eliminar as bactérias que possam ter escapado do alcance da escova de dente.

Marque uma consulta com seu dentista periodicamente, de preferência uma vez a cada seis meses ou um ano. Gengivite como tratar em quem está dentro de grupos considerados de risco, em que as chances de desenvolver gengivite são maiores, devem ocorrer com menor intervalo de tempo ainda.

Fatores para gengivite como tratar

Gengivite é um problema relativamente comum dentro da Odontologia e qualquer pessoa pode desenvolver, mas alguns fatores considerados de risco contribuem para o desenvolvimento desta inflamação. Confira as situações mais comuns encontradas nos consultórios:

  • Higiene bocal precária;
  • Fumo;
  • Diabetes;
  • Idade avançada;
  • Imunidade baixa;
  • Uso de medicamentos específicos;
  • Mudanças hormonais.

A gengiva inflamada costuma ter uma cor mais avermelhada que o normal ou até mesmo num tom de roxo em certos casos. Fica inchada, sensível e sangra com facilidade durante a escovação e durante o uso de fio dental. Apesar disso, só incomodam quando são tocadas.

Para a pessoa que precisa solucionar gengivite como tratar e deixa de fazê-lo por motivos financeiros uma saída é a contratação de um plano odontológico. Mesmo nos mais simples esta intervenção estará coberta. O valor fica bem mais em conta quando comparado com atendimento particular. Além disso o titular pode incluir dependentes e garantir acesso a outros tratamentos e ao frequentar o Dentista com regularidade reforçar as medidas preventivas de higiene bucal.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende gengivite como tratar:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões