gengivite tratamento

Gengivite tratamento: evite mais complicações

Gengivite é a primeira fase da doença periodontal, que consiste em uma inflamação e infecção que provoca alterações nos tecidos que dão sustentação aos dentes, como as gengivas, ligamentos e o tecido ósseo que circunda as raízes dos dentes. Para cuidar bem dela a pessoa deve buscar consultas com o dentista a cada seis meses. Quando o problema é percebido gengivite tratamento é possível, mas não pode ser atrasado para evitar um agravamento.

Este problema resulta dos efeitos do acúmulo de placa no longo prazo – embora a doença possa ser notada bem antes também. A gengivite costuma ser causada por higiene deficiente ou mal orientada. Se a placa não for removida, ela se transforma em um depósito duro chamado de tártaro, que fica preso no dente. Danos à gengiva podem ser resultantes de inúmeras causas. Até mesmo a escovação excessiva ou a limpeza vigorosa com fio dental podem causar gengivite. Confira mais causas:

  • Mudanças hormonais;
  • Adolescentes na puberdade;
  • Mulheres grávidas podem desenvolver gengivite;
  • Aparelhos ortodônticos mal encaixados;
  • Medicamentos podem desencadear a gengivite;

A gengiva inflamada costuma ter uma cor mais avermelhada que o normal ou até mesmo arroxeada. Fica inchada, sensível e sangra com facilidade durante a escovação e durante o uso de fio dental. Apesar disso, só incomodam quando são tocadas. Neste estágio gengivite tratamento já é algo necessário.

Como funciona gengivite tratamento

O tratamento de gengivite consiste em eliminar as causas para reverter os sintomas da inflamação e impedir que ela progrida para algum problema mais grave. O procedimento de limpeza de dentes consiste em remover toda a placa acumulada e o tártaro depositado na base do dente. A intervenção costuma ser eficaz e o problema da gengivite, se tratado no início, pode ser resolvido no próprio consultório odontológico. No entanto, é importante que o paciente continue com boas práticas de higiene bocal em casa para evitar que a inflamação retorne.

Confira as principais medidas de limpeza bucal preventiva em gengivite tratamento:

  • Escovar os dentes três vezes ao dia, especialmente após as refeições e antes de dormir;
  • Usar o fio dental todos os dias;
  • Trocar a escova dental a cada quatro meses;
  • Visitar o dentista duas vezes por ano para manutenção preventiva.

O estágio inicial da doença da gengiva, que, se não tratada, pode afetar a estrutura dentária e provocar a queda dos dentes da boca. Entre as complicações da gengivite estão a periodontite, e a periodontite avançada, em que o osso que sustenta o dente está muito reabsorvido.

Gengivite tratamento evita vários problemas

Ao resolver o problema das doenças periodontais, o paciente vai evitar que sua saúde possa ser afetada como um todo também, pois o avanço da gengivite aumenta os riscos de problemas como infarto, Acidente Vascular Cerebral, doenças pulmonares e até problemas na gravidez, fazendo com que o bebê nasça prematuramente ou abaixo do peso normal.

Para a pessoa que deixa de solucionar esta situação gengivite tratamento pode ser feito através da contratação de um plano odontológico, em que a mensalidade fica mais em conta que o atendimento na rede particular e o titular pode garantir um sorriso perfeito sem dor de cabeça para o bolso.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende gengivite tratamento:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões