odontologia clinica

Odontologia clinica aliada do paciente

A odontologia clinica é a especialidade que cuida de forma geral da saúde bucal do paciente. É um grande aliado da pessoa para evitar os problemas mais comuns como cárie, gengivite e tártaro além de realizar alguns procedimentos importantes para manter o sorriso em dia. O ideal é que o paciente tenha o hábito de agendar consulta a cada seis meses para manutenção preventiva.

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. O dentista remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e preenche a cavidade com material de restauração. Na odontologia clínica o tártaro também é resolvido com o processo chamado de limpeza ou raspagem.

Especialidades na odontologia clinica

Conhecida como Tratamento de Canal, responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente, também faz parte da odontologia clinica. A endodontia também atua no tratamento dos casos de necrose pulpar e suas possíveis consequências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros.

  • Na odontologia clínica também se aplica flúor em crianças;
  • É uma técnica simples com a aplicação da substância com um pincel próprio;
  • A técnica não envolve riscos;
  • Com a erupção do primeiro dente, já se deve iniciar esse cuidado;
  • A aplicação de flúor deve ser repetida a cada seis meses, até os 3 anos de idade.

Outro procedimento atendido pela odontologia clinica é o bruxismo. Trata-se de um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos. O bruxismo pode acarretar na destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, além de levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação temporomandibular (ATM).

O uso de um dispositivo personalizado para dormir é um dos tipos de tratamento. O dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura. A pessoa com esta condição deve procurar o dentista para um tratamento específico.

Cirurgias em odontologia clinica

Responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face. A odontologia clinica trata desde a remoção de dentes inclusos - como o siso- , até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em tumores, malformações estruturais e traumas dos ossos da face.

Quando a intervenção no siso se faz necessária ela ocorre geralmente entre o final da adolescência e início da vida adulta. O dente do siso pode incomodar bastante quando surge. Dependendo da condição a extração é o mais recomendando. Em casos menos graves os quatros dentes podem ser removidos em uma única sessão. Já nos mais complexos cada sessão servirá para retirar um dente. O procedimento que já assustou bastante atualmente e dotado de muita técnica e os pacientes podem seguir sua vida tranquilamente após a realização seguindo algumas medidas preventivas nas primeiras semanas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende odontologia clinica:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões