periodontite

Saiba como tratar a periodontite

Quem não gosta de um sorriso branco e saudável, não é mesmo? A preocupação com a saúde dos dentes está aumentando gradativamente e isso é perceptível, principalmente quando procuramos tratamento da periodontite, clareamento dos dentes e até mesmo lentes de contatos dentárias, estão sendo utilizadas para melhorar a aparência dos dentes.

Esse procedimento é destinado aos pacientes que possuem uma inflamação na gengiva. A periodontite é uma doença gengival, na verdade, ela é a evolução da gengivite, onde a inflamação atingiu os tecidos ósseos, podendo levar o paciente à perder os dentes.

Essa doença é considerada grave, pois ela não só prejudica a estética do sorriso, mas toda a saúde bucal, pois uma possível ausência dos dentes pode trazer outros problemas como, por exemplo, perda de peso, baixa autoestima, falta de confiança e pode até chegar a prejudicar as relações do dia a dia.

O tratamento da periodontite pode ser necessário devido à má higienização bucal e também, pela falta de tratamento da gengivite. Por este motivo, é importante ficar atento quanto aos sintomas iniciais, que podem ser vermelhidão e sangramento. Quando notar um deles é imprescindível procurar um profissional de confiança pois somente ele poderá avaliar e indicar o melhor tratamento.

Pacientes no grupo de risco

É claro que pacientes que não higienizam os dentes corretamente estão mais propensos à desenvolver a necessidade de tratar a periodontite, mas outros fatores podem contribuir para isso:

  • Fumantes;
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Pacientes em tratamento ortodôntico;
  • Diabéticos que não fazem o controle da doença.

Como é tratada a periodontite

O tratamento da periodontite é feita através de aparelhos odontológicos que removem o tártaro. O tártaro nada mais é que placas bacterianas endurecidas e é ele que causa a gengivite e consequentemente a periodontite. Caso essas placas estejam mais profundas, uma cirurgia será necessária.

Para evitar que procedimentos como esses sejam necessários é importante não se descuidar da higienização dos dentes. Você sabia que muitas pessoas, mesmo em fase adulta não sabe escovar os dentes corretamente? Pois é! Os dentistas recomendam que todos os pacientes, após o primeiro ano de vida devem escovar após as refeições ou, pelo menos, três vezes ao dia. Esse simples hábito impede que as placas se acumulem e endureçam gerando um processo infeccioso na gengiva.

Higienizar os dentes corretamente é muito simples, basta escovar os dentes com uma escova do tamanho correto, escovar a língua e passar o fio dental. O uso do fio dental é imprescindível, pois ele consegue remover os restos de alimentos que ficaram presos em locais que a escova não alcança. Além disso, é fundamental ir ao dentista regularmente, mesmo aqueles que não possuem periodontite, pois nas consultas o dentista faz uma avaliação geral dos dentes e uma limpeza profissional, que remove possíveis placas já endurecidas.

Simples hábitos impedem que você tenha que restaurar e até mesmo extrair os seus dentes. Lembrando que quanto menos interferências os seus dentes sofrerem é melhor para a saúde deles. Por isso, não abra mão da sua higiene, sempre fique atento aos sintomas que o seu corpo te dá.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende periodontite:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões