plano hospitalar

As vantagens de ter um plano hospitalar

O investimento em saúde está entre os quais a maioria das pessoas não abre mão, especialmente no Brasil em razão dos problemas com o sistema público. Um plano hospitalar, por exemplo, pode trazer muita segurança para a pessoa no momento de usá-lo para não ser surpreendido com altos custos neste momento delicado da vida. Escolher o melhor requer pesquisa e paciência para que o melhor negócio seja fechado.

O plano hospitalar é um tipo de contratação mais simples que os planos convencionais e que pode trazer muitos benefícios para o contratante. Basicamente as empresas os dividem em três tipos, cada um com suas peculiaridades que devem ser levadas em conta.

Tipos de plano hospitalar

No chamado Plano Hospitalar a pessoa o poderá usufruir do atendimento hospitalar das redes credenciadas e das unidades de urgência e emergência, que envolvam riscos à vida do paciente ou que gerem uma internação. Realizar consultas e exames de rotina em geral não está contemplado. Entre as intervenções contempladas costumam estar:

  • Internação;
  • Consultas médicas e exames executados no próprio hospital;
  • Atendimento em UTI;
  • Anestesia;
  • Quimioterapia e radioterapia;
  • Transfusão de sangue;
  • Acompanhamento pós-operatório para transplantes de córnea ou rim;
  • Fisioterapia e procedimentos específicos
  • Embolização e radiologia intervencionista;
  • Hemodinâmica e nutrição administrada pela boca ou via sonda.

Para o plano hospitalar na versão ambulatorial a cobertura se dá apenas em ambulatórios, clínicas e consultórios. A cobertura não é disponível para os clientes internações em hospitais por mais de 12 horas. Entre os atendimentos previstos estão consultas de rotina, exames complementares e procedimentos clínicos, além de procedimentos específicos como hemoterapia ambulatorial, radioterapia, hemodiálise e diálise.

O modelo mais completo de plano hospitalar é conhecido como Referencial, pois contempla das duas modalidades de atendimento, com os casos mais simples e complexos incluídos. O valor da mensalidade do plano hospitalar e a sua cobertura varia conforme uma série de fatores.

Valor do plano hospitalar

O cliente pode contratar essa modalidade de plano de saúde com ou sem coparticipação. Com coparticipação: significa que em contrato você se responsabilizará por pagar uma taxa, com valor máximo definido, a cada procedimento que realizar. Quando o cliente decide pela modalidade sem coparticipação ela tem a mensalidade mais cara que o outro modelo. Porém, contempla o pagamento de um valor fixo, sem qualquer taxa para realizar procedimentos.

A carência nada mais é do que um período que o convênio que o usuário contratou tem para liberar o seu acesso aos serviços contratados. A carência varia muito de plano para plano, por isso é importante entender as regras do contrato. O que vai determinar o valor do seu plano são as suas opções e preferências para a utilização do mesmo.

Enfermaria ou apartamento também são alternativas no plano hospitalar como opções no momento de contratar. No primeiro são acomodações coletivas que restringem o direito a acompanhante apenas para pessoas maiores de 60 anos e menores de 18. Além disso, tem horários de visitação menores. No apartamento a sua privacidade e o seu conforto estão mais garantidos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende plano hospitalar:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões