prótese sobre implante

Cuidados para instalar prótese sobre implante

A prótese sobre implante é um tipo de componente protético que é parafusado sobre o implante que pode ser feito na mandíbula e no maxilar, atuando sobre um ou dois dentes, assegura ao paciente uma melhor mastigação e melhor saúde bucal. Existem dois tipos de próteses sobre implante, a removível e a fixa. A fixa, que é parafusada sobre o implante deverá sempre ser removida pelo dentista. Já a removível, overdenture, pode ser retirada pelo paciente para higienização. A precondição para a instalação de prótese sobre implante é ter a boca cuidada e preparada por completa por profissionais, o principal deles sendo o periodontista.

Qualquer pessoa com uma boa condição de saúde pode ser candidato a reposição de dentes ausentes. Existem condições onde poderá haver a reposição de todos os dentes superiores e inferiores. Pode-se dizer que a quantidade de implantes depende de cada caso. O benefício imediato é na melhora instantânea da capacidade de trituração dos alimentos. Confira mais vantagens:

  • Restabelecimento da função do sistema mastigatório;
  • Pessoas com implantes podem mastigar com quase a mesma força que os dentes normais;
  • Nos casos de defeitos estéticos o ganho com a reposição dos dentes melhora até a autoestima dos pacientes;
  • A estabilidade das próteses dentárias é uma grande vantagem do procedimento.

No caso das perdas dentárias unitárias, a escolha pelo implante é a opção mais adequada pois, dessa forma, evita-se a destruição das coroas dentárias dos dentes vizinhos para se realizar uma ponte fixa, que é a segunda opção para reposição de dentes ausentes unitários.

Prótese sobre implante e o resultado estético

Qualquer pessoa que usa dentaduras sabe o quanto os dentes são importantes. A perda dos dentes também pode produzir mudanças faciais levando ao envelhecimento precoce. Com os implantes colocados o mais breve possível após a extração dentária, evita-se a perda precoce de osso dos maxilares.

A taxa de sucesso dos implantes chega praticamente a totalidade dos casos, podendo depender da localização e da qualidade do osso onde o implante é colocado e da correta indicação do mesmo. Ocasionalmente alguns implantes fracassam e algumas pessoas dizem que houve rejeição, sendo que o que ocorre, de fato, é uma não-integração óssea.

  • O paciente deve esperar entre três e quatro meses para implantes colocados na mandíbula;
  • O tempo na parte superior sobe para entre quatro a seis meses na maxilar;
  • Pesquisas têm sido feitas com a finalidade de diminuir o tempo de espera;
  • Novas tecnologia permitem até que os dentes sejam instalados juntamente com os implantes.

Atualmente, os procedimentos cirúrgicos para instalação de prótese sobre implante são feitos sob anestesia local e inalatória. Quando a anestesia passa, mais ou menos três ou quatro horas depois, pode haver algum desconforto, sendo que o seu nível vai variar conforme o caso.

Custo e duração da prótese sobre implante

Em muitos casos os implantes são cobrados de acordo com o número de parafusos instalados e do padrão das próteses conectadas. o custo final dependerá diretamente de decisões do paciente e do profissional. Sobre a duração vai depender de diferentes fatores sendo difícil estabelecer um prazo.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende prótese sobre implante:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões