raspagem na gengiva

O que é raspagem na gengiva?

O nome pode causar certo espanto, mas a raspagem na gengiva não é um procedimento invasivo e que gere muitas dores, é um processo rápido e de poucos incômodos, totalmente tolerável por pessoas de todas as idades, inclusive por crianças, aliás, quanto mais se fizer raspagem na gengiva, menos incômodo ele se tornará com o passar do tempo. A recomendação é que ao menos a cada seis meses as pessoas procurem por uma clínica odontológica para se submeter a esse procedimento.

Bem, mas o que é exatamente uma raspagem na gengiva? Trata-se de uma limpeza, sobretudo na região entre o dente e o tecido gengival com a finalidade de remover placa bacteriana e impedir que ela se torne tártaro, causador de diversos problemas de ordem bucal, como a gengivite e a periodontite. A raspagem na gengiva consiste em uma técnica de limpeza praticada apenas por profissionais do ramo para que seja feita em segurança, sem riscos de ferimento ou infecção. Para tanto são utilizados curetas de ultrassom e instrumentos próprios para o procedimento e que devem ser esterilizados a cada paciente.

Por que é importante se submeter a raspagem na gengiva?

Ir ao consultório odontológico a cada seis meses para a realização de uma raspagem na gengiva é um dos mandamentos obrigatórios para se desfrutar de uma boa saúde bucal. Junto com os cuidados diários em relação a higienização oral, alimentação e hábitos diversos, uma pessoa que se submete a raspagem na gengiva e presta todos os cuidados necessários com a sua saúde bucal se previne de:

  • Mau hálito – que pode surgir em decorrência de cáries e de doenças periodontais causadas por má higienização;
  • Dentes amarelados – tanto as placas bacterianas quanto e principalmente os tártaros deixam os dentes mais espessos e amarelados;
  • Cárie – a ausência de uma boa higiene bucal favorece a formação de cáries;
  • Placa bacteriana – muito comum e praticamente invisível na fase inicial, essa camada de germes pode gerar bastante problemas;
  • Gengivite – com o avançar da placa bacteriana e do tártaro (que é a fase seguinte), pode-se gerar doenças gengivais;
  • Periodontite – e em um quadro ainda mais evoluído, a inflamação da gengivite chega aos ossos, configurando a periodontite, doença séria que pode levar na perda do dente entre outras consequências.

Cuidados que se somam

Fazer uma raspagem na gengiva periodicamente é essencial para que a saúde bucal esteja em ordem, pois por meio desse procedimento é possível remover resíduos alimentares e bactérias que por vezes estão mais difíceis de serem eliminados. Mas para não deixar que isso aconteça é fundamental que o indivíduo zele pela limpeza oral diária, com escovação após as refeições e com o uso do fio dental no mínimo uma vez ao dia, de preferência antes de dormir.

A utilização de enxaguante bucal também é bem-vinda. Fora isso, é recomendado beber bastante água, não fumar e dar preferência a uma alimentação mais natural, ingerindo diariamente frutas, verduras e legumes e evitando industrializados, carboidratos refinados e alimentos e bebidas com muito corante.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende raspagem na gengiva:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões