raspagem periodontal

O que é e quando fazer a raspagem periodontal?

A periodontite, uma das doenças mais temidas e mais perigosas que acometem a boca e a gengiva de uma pessoa, é infelizmente uma doença relativamente comum de se acontecer especialmente no Brasil, onde não há uma grande conscientização de higienização bucal e de saúde bucal de uma maneira geral, que as pessoas ou negligenciam ou não têm acesso completo às informações ou aos métodos de limpeza ideais.

Nos últimos anos, no entanto, muito tem sido feito na área da odontologia por meio dos avanços da tecnologia e hoje é possível encontrar vários métodos de tratamento de doenças como cáries, tártaros, abscessos nos dentes e, também, para a periodontia - o método de tratamento de raspagem periodontal, por exemplo, é uma consequência desses grandes avanços da medicina odontológica que você pode seguir para se livrar da doença. Confira aqui como é feita a raspagem periodontal e onde você pode fazer com total segurança!

Raspagem periodontal: como é feita e por que fazer?

Primeiramente, antes de qualquer coisa, é muito importante ressaltar que ter a saúde bucal em dia é essencial para a sua própria qualidade de vida e também para não afetar outras áreas do seu corpo, como a garganta, por exemplo, que está diretamente ligada à problemas bucais. Procurar um dentista ao menos uma vez por ano também é uma maneira de se cuidar e de prevenir vários tipos de doenças odontológicas como a própria periodontite que, quando descoberta desde o início, não causa males tão grandes para a vida do paciente.

No entanto, quando ela já estiver em um estágio um tanto avançado, passar em uma consulta com um dentista provavelmente terá como tratamento a raspagem periodontal, que é feita da seguinte maneira:

  • A raspagem periodontal precisa ser feita em média de uma até três sessões, a depender da situação do acúmulo do tártaro e da inflamação da gengiva do paciente. O periodontista é o profissional responsável por fazer a raspagem periodontal na boca do paciente, e um aparelho de ultrassom é utilizado para a raspagem periodontal;
  • Existem dois tipos de raspagem periodontal disponíveis para tratamento. A raspagem periodontal subgengival é quando o dentista retira todo o tártaro que está preso abaixo da gengiva quando a periodontite já está em um estágio avançado;
  • Já a raspagem periodontal supragengival é quando o tártaro já está muito visível no dente, e a raspagem periodontal funciona para casos em que não há nenhum tipo de bolsa periodontal na boca do paciente;
  • A raspagem periodontal subgengival requer também um alisamento radicular que é a técnica de raspagem da raiz do dente para diminuir as chances de bactérias adentrarem ali novamente.

Onde fazer raspagem periodontal com segurança

Não perca mais tempo e faça o quanto antes o seu tratamento odontológico completo com exames, procedimentos e clínicas odontológicas com dentistas especializados para cuidar da sua saúde bucal - para economizar no tratamento, você pode adquirir um convênio médico odontológico. Confira quais são os planos disponíveis na sua cidade e escolha aquele que melhor atenda as suas necessidades!


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende raspagem periodontal:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões