retração gengival tratamento

Retração gengival tratamento e causa

A retração gengival (gengiva retraída) é um problema do âmbito estético e funcional, haja vista que quando a gengiva se encolhe o aspecto visual da boca, especialmente dos dentes e do tecido gengival fica com uma aparência anormal, prolongando a dentição. A retração gengival pode acometer um dente ou vários deles, no entanto é sempre preciso estar atento e buscar retração gengival tratamento com um especialista o quanto antes.

Mas antes de procurar por retração gengival tratamento é interessante conhecer suas causas para então compreender o quadro no qual se encontra, pois esse pode ser sintoma de alguma doença bucal ou de alguma outra condição de saúde, como por exemplo idosos que com o passar do tempo tendem a ter a gengiva retraída como uma questão fisiológica, não sendo considerada uma patologia.

Pessoas que têm hábitos tabagistas também estão propensas a lidar com retração gengival tratamento, pois o cigarro e outros tipos de fumo promovem essa entre outras disfunções bucais, isso além de problemas trazidos ao coração, pulmão e outras áreas no corpo. Indivíduos com problemas de mau posicionamento dos dentes, como com a dentição conhecida como encavalada tende a gerar alguma retração gengival.

Gestantes também pertencem ao grupo de risco quanto a problemas gengivais devido a alterações hormonais pelas quais passam durante a gravidez. E inclusas nesse grupo estão as pessoas que possuem piercing nos lábios ou na língua já que o atrito entre o metal e a gengiva pode trazer problemas como a retração.

Sintomas que antecedem ou acompanham a retração gengival tratamento

A retração gengival tratamento normalmente é pesquisada quando a pessoa se sente incomodada em relação a sua aparência ou então quando há algum tipo de desconforto bucal, o que pode levar algum tempo já que esse problema costuma se desenvolver de forma lenta e gradativa.

E como a gengiva retraída normalmente é associada a uma perda do osso alveolar dos dentes, há uma maior exposição desses e, portanto, há grandes chances de o indivíduo sofrer com dores e maior sensibilidade dentária. Mas além disso, há outros sintomas de que há uma retração gengival tratamento em curso e que é necessário procurar por ajuda o quanto antes.

Confira quando é necessário ligar o sinal de alerta:

  • Se houver sangramento durante a escovação;
  • Se há mais espaço entre os dentes e a gengiva;
  • Se o mau hálito é recorrente;
  • Se houver a sensação de que os dentes não estão firmes, mas sim um pouco amolecidos.

Saiba como se prevenir desse problema

Para a maioria dos casos a retração gengival tratamento pode ser evitada, pois trata-se de doenças com ampla possibilidade de prevenção. Escovar os dentes de forma suave e utilizando escova com cerdas macias é uma forma de não agredir a mucosa gengival. Além do mais, zelar pela higienização bucal é um mandamento obrigatório para não ter que lidar com placas bacterianas, tártaro e com a gengivite, periodontite e demais doenças bucais que o descuido pode trazer, e que pode inclusive culminar em retração gengival tratamento.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende retração gengival tratamento:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões