sensibilidade nos dentes

Sensibilidade nos dentes tem tratamento

Sensibilidade nos dentes pode ser entendida como uma dor ou incômodo ocasionada pelo contato com alimentos quentes, doces ou ácidos. A dor tem curta duração e é causada por problemas na dentina. Quem sente este desconforto repetidas vezes deve procurar o dentista para buscar uma solução para sensibilidade nos dentes.

A dentina contém um grande número de poros. Quando exposta esse local recebe estimulados pelas mudanças de temperatura ou por certos alimentos ocasionando assim a sensação incômoda. Perda do esmalte ou retração gengival estão entre as principais explicações para o problema.

Fatores principais na sensibilidade dos dentes

O consumo de alimentos ácidos, como refrigerantes, frutas cítricas, e vinagre em médio e longo prazo provocam a perda do esmalte, expondo partes dos dentes muitos sensíveis. A falta de higiene causa o surgimento de placa bacteriana, problema responsável pela retração gengival, consequentemente, facilitando o aumento da sensibilidade dentária. Da mesma forma, a escovação exagerada também pode facilitar o aparecimento do problema.

  • O bruxismo, hábito de apertar e ranger os dentes, provoca desgaste e perda do esmalte;
  • Alguns procedimentos podem desencadear o problema como o clareamento dental, ainda que seja algo raro;
  • O método causa uma leve irritação nas células pulpares, localizadas dentro do dente;
  • Sensibilidade nos dentes pode ser provocada pela retirada do aparelho ortodôntico.

Existem diferentes formas para tratar a sensibilidade nos dentes. A escolha é feita levando-se em consideração a intensidade do problema e a saúde bucal do paciente. Desde cirurgias da gengiva para recobrir a raiz dentária, aplicações de agentes dessensibilizadores, restaurações dentárias, além do uso de alguns cremes dentais específicos podem estar na estratégia do dentista para resolver o problema.

Como prevenir sensibilidade nos dentes

Uma vez que problema de sensibilidade nos dentes causa o desgaste na dentina o paciente, basicamente, para prevenir a sensibilidade nos dentes provocada por por problemas de escovação, traumas, alimentação ou procedimentos, e periodontal com doenças na gengiva pode adotar as seguintes medidas:

  • Usar escovas dentárias com cerdas macias;
  • Fazer consultas periódicas ao odontologista;
  • Tratar problemas como o bruxismo;
  • Escovar os dentes e gengivas fazendo círculos e sem aplicar força excessiva na região.

A sensibilidade pode ser evitada diminuindo o consumo de alimentos cítricos na sua dieta. Alimentos como abacaxi, maracujá, laranja, limão ou pela presença de refrigerantes exagerada devem ser evitados. Ao diminuir o consumo destes o paciente tem uma diminuição da sensibilidade e evita o aparecimento dela.

Uma pessoa que toma um café quente e uma água gelada logo em seguida como hábito, causa microfraturas na estrutura do esmalte dental e isso pode ser prejudicial. O ideal é deixar de lado este hábito o que vai diminuir a ocorrência de sensibilidade dentária.

Para quem enfrenta este problema e não recorre ao dentista por motivos financeiros uma ótima solução é a contratação de um plano odontológico. Com o pagamento de um valor mensal, o usuário terá acesso a dentistas por um preço bem mais em conta que na rede particular e poderá tratar sensibilidade nos dentes de forma efetiva.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Odonto atende sensibilidade nos dentes:


ANS

0800 730 7373

atendimento@idealodonto.com.br

Ouvidoria

4003 3428

ouvidoria@idealodonto.com.br

Cartões