Boca seca tratamento e sintomas
Perceber que a boca está seca de forma recorrente é sinal de que é preciso procurar auxílio de um profissional de saúde, seja um médico ou um dentista, pois pode se tratar de um problema sério e que pode estar ou não relacionado com a saúde oral. E procurar por boca seca tratamento deve ser feito assim que notado esse problema, deixar para depois pode agravar o quadro.
Mas, é preciso buscar por boca seca tratamento quando se acaba de praticar atividades físicas mais intensas sob uma temperatura mais quente? Bem, se esse sintoma surgir apenas nessa ocasião, não é preciso se preocupar, mas, se não é esse o caso, aí é recomendado procurar um auxílio profissional. E para identificar que trata-se de algo mais sério, basta observar se há uma sensação de secura e de pegajosidade na boca, se há dificuldade na deglutição e se há algum tipo de dificuldade para mastigar e até para falar. E não é só, outros sintomas podem indicar a existência de um problema como a sensação de queimação na língua e de secura na garganta, além de mau hálito, feridas na boca, lábios rachados e até uma alteração no paladar.
Boca seca tratamento para esse problema
A boca seca, também conhecida como xerostomia, é o problema que a glândula salivar tem para desempenhar sua função. E esse quadro pode ser solucionado com diversas opções de tratamento, sendo os principais:
- Beber mais água (e não líquidos como refrigerantes ou sucos artificiais);
- Evitar a ingestão de café ou chá, se afastando de bebidas com cafeína;
- Mascar chicletes ou balas sem açúcar para estimular a produção salivar;
- Não fumar, seja cigarro, charuto, cachimbo, narguilé ou outro tipo de tabaco;
- Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, se possível evitá-la;
- Evitar alimentos muito salgados ou com muitos condimentos;
- Utilizar um hidratante bucal.
Causas e grupos de risco
Após saber algumas informações sobre boca seca tratamento e sintomas, é importante também saber o que pode causar esse problema, e entre as razões que levam a esse quadro estão determinadas condições de saúde, como por exemplo, as mulheres que atravessam a fase da menopausa, período em que ocorrem diversas mudanças hormonais e algumas adversidades como essa.
Pessoas que fazem uso de determinados medicamentos, como anti-histamínicos, descongestionantes, analgésicos, diuréticos e remédios para pressão alta e depressão e muitos outros já que são mais de 400 tipos de remédios podem levar uma pessoa a ter que procurar por boca seca tratamento. Ainda falando de pessoas que devem tratar doenças, mas não por meio de medicamentos e sim de radioterapia, também podem enfrentar esse problema. Quando expostas a radiação, as glândulas salivares podem ser danificadas de forma temporária, parcial ou permanente.
Além disso, portadores de doenças como HIV, diabetes, síndrome de Hodkins, mal de Parkinson e síndrome de Sjögren, ou seja, doenças que afetam as glândulas produtoras de saliva estão mais propensas a passar por essa situação e devem procurar por boca seca tratamento o quanto antes.