Conheça melhor a coroa de dente
A coroa de dente é utilizada para cobrir inteiramente ou somente uma parte da coroa de um dente danificado. Além de conferir maior resistência a um dente danificado, a coroa pode ser utilizada para melhorar sua aparência, o formato ou alinhamento dos dentes. Também pode ser colocada sobre um implante , dando-lhe o formato e estrutura parecidos com a do dente natural.
Outros materiais usados na coroa de dente são o ouro e as ligas de metal, o acrílico e a cerâmica. Estas ligas metálicas são mais resistentes que a porcelana e podem ser recomendadas para os dentes posteriores. A porcelana é ligada a uma estrutura metálica e é utilizada, em geral, por ser resistente e atraente. Confira as principais indicações para coroa de dente:
- Substituir uma grande restauração quando não restar muita estrutura do dente;
- Proteger um dente enfraquecido;
- Restaurar um dente fraturado;
- Cobrir um dente que tenha sofrido um tratamento de canal.
- Cobrir um dente descolorido ou deformado.
Antes de se fazer uma coroa ou prótese fixa, o dente deve ser reduzido em seu tamanho de modo que a coroa ou ponte se encaixe perfeitamente sobre o preparo. Uma coroa ou prótese provisória será colocada no local para cobrir o dente preparado, enquanto a coroa ou prótese fixa permanente está sendo feita.
Durabilidade da coroa de dente
Embora a coroa dente possa durar uma vida toda, algumas vezes elas se soltam ou caem. O passo mais importante para garantir a longevidade de sua coroa ou ponte é possuir uma boa prática de higiene bucal. Manter as gengivas e dentes saudáveis, escovando com creme dental com flúor e utilizando o fio dental diariamente são a primeira medida. Confira mais detalhes da limpeza bucal:
- Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, após as refeições e antes de dormir;
- Passar o fio dental todos os dias para remover restos de alimentos que a escova não alcança;
- Trocar a escova dental a cada quatro meses;
- Visite o dentista a cada seis meses pelo menos para uma manutenção periódica.
Para recomendar uma coroa dentária, o dentista baseia-se nos seguintes fatores que podem ocorrer na boca do paciente: quebra de um dente, desgaste de dente e pouca resistência da estrutura do esmalte, falta de um dente, necessidade de ponte dentária, necessidade de melhorar a aparência da boca.