Confira o que é o enxerto gengival livre
Nos últimos anos, os avanços da tecnologia na vida das pessoas tem sido estupenda - em praticamente todas as áreas do conhecimento, inclusive na área da saúde, muito tem sido feito para aprimorar e criar novas técnicas de diagnóstico e tratamento dos mais diversos tipos de doenças. Na área da odontologia por exemplo foi criado a técnica de enxerto gengival livre.
enxerto gengival livre nada mais é do que uma técnica de cirurgia que é muito utilizada para tratar pacientes que por algum motivo perderam parte da gengiva ou que já nasceram com essa alteração na formação da gengiva. Confira aqui como é feito o enxerto gengival livre e onde você pode fazer com toda a segurança e tranquilidade!
Como é feito o enxerto gengival livre?
Como dito anteriormente, a técnica de enxerto gengival livre só é solicitada quando o paciente apresenta algum tipo de problema envolvendo a gengiva. Por isso é muito importante fazer um acompanhamento com um dentista que seja de sua confiança, pois o dentista é o profissional que está apto e qualificado para a resolução de problemas e diagnósticos relacionados ao trato odontológico de seus pacientes, sendo ele o profissional a realizar também o enxerto gengival livre após exames clínicos e de imagem do paciente para garantir que este é o melhor método. O enxerto gengival livre é feito da seguinte maneira:
- O enxerto gengival livre é recomendado para a reconstrução de gengivas que são retraídas ou estão atrofiadas, ou seja, ele serve tanto para uma questão de saúde quanto por uma questão estética;
- O profissional responsável por fazer o enxerto gengival livre no paciente retira um pedaço de tecido e sutura a gengiva no local que está sem gengiva o suficiente;
- O tecido retirado costuma vir da região do palato, pois ele possui uma grande quantidade e é um tecido bastante similar ao tecido da gengiva, tendo menos possibilidades de ser um tecido estranho para a função da gengiva além de não afetar tanto a estética;
- Apesar de ser uma cirurgia relativamente tranquila, a questão estética pode não alcançar esse objetivo pois muitas vezes a gengiva fica com uma coloração diferente ou com cicatrizes aparentes na boca, o que pode ser um incômodo para a pessoa que fez a cirurgia. Por isso é muito importante conversar com o seu dentista a respeito da necessidade de realizar ou não o enxerto gengival livre e quais são os reais benefícios para a saúde do paciente, para além das questões estéticas.
Onde fazer enxerto gengival livre
Para que você possa fazer o seu enxerto gengival livre com toda a segurança e a tranquilidade que você precisa em clínicas com toda a infra estrutura e bem preparada com profissionais qualificados, sem que você precise se preocupar com o valor de cada coisa separadamente, por que não aderir a um convênio médico odontológico? Confira quais são os convênios disponíveis na região onde você mora e escolha o quanto antes o seu!