O que deixa a gengiva inchada e sangrando?
Um problema bastante comum entre pessoas de todas as idades é em relação a gengiva inchada e sangrando e isso pode acontecer devido a uma série de fatores, alguns inclusive são somados e aí os efeitos são implacáveis, como gengiva inchada e sangrando, dolorida e extremamente sensível. Mas, então o que causa esse tipo de problema? Bem, grosso modo pode-se dividir esse quadro em duas categorias: o que é causado devido a algum trauma ou ferimento, ou causado por algum problema de saúde bucal.
A gengiva inchada e sangrando geralmente é notada durante a escovação oral e causa certo incômodo ao indivíduo, e além desse desconforto, tais sinais devem gerar preocupação, pois o tecido gengival é uma mucosa que deve ser muito bem cuidada. Quando não saudável, essa região pode ser porta de entrada para micro-organismos de todos os tipos e que têm acesso a
Entre as possibilidades de gengiva inchada e sangrando pode estar também o nascimento do dente do siso, aliás, esse tipo de situação raramente causa sangramentos, apenas em quadros mais graves, já inchaço e dor é bem mais comum. E quando isso acontece é indicado ir ao dentista para ele verificar as condições para a extração desse dente. Especialmente se o famoso dente do juízo estiver na horizontal ou diagonal, o que causa ainda mais desconforto.
Saiba como proceder no caso de gengiva inchada e sangrando
Estar com a gengiva inchada e sangrando é um problema de saúde, portanto, deve ser tratado como tal, com a orientação de um profissional da saúde, seja ele um médico ou preferencialmente um dentista. Se automedicar ou tentar estourar a bolha (quando há uma bolsa de pus ou de sangue) não são opções recomendáveis, pois podem gerar graves processos infecciosos. Portanto, saiba o que fazer para lidar com essa situação:
- Manter a higienização bucal de modo cuidadoso, com movimentos suaves, especialmente na região entre os dentes e gengiva;
- Trocar a escova de dentes para uma macia ou supermacia;
- Utilizar fio dental com cautela para não cerrar a mucosa gengival;
- Não colocar a mão na boca sem necessidade, e quando preciso for, higienizar bem;
- Fazer bochechos com enxaguante antisséptico para limpar não somente os dentes, mas a boca como um todo.
Conheça os fatores de risco de problemas gengivais
Os problemas bucais como gengiva inchada e sangrando podem ser ocasionados por lesões ou por questões relacionadas a saúde oral, mas, há outras possibilidades. Há pessoas que estão mais propensas a esse problema devido a outras enfermidades como diabetes, alterações hormonais ocasionadas durante a puberdade ou gestação ou ainda doenças relacionadas ao sistema imunológico.
Indivíduos com deficiência nutricional ou que fazem uso de determinados medicamentos estão mais propensos a gengiva inchada e sangrando. E em todos os casos é fundamental um acompanhamento profissional que pode ser com um dentista (periodontista – especialista que trata questões relacionadas a gengiva) e em situações como a dos grupos de risco, é indicado que haja também o acompanhamento médico.