Gengivite sintomas precisa de tratamento
Gengivite é a primeira fase da doença periodontal, que consiste em uma inflamação e infecção que provoca alterações nos tecidos que dão sustentação aos dentes, como as gengivas, ligamentos e o tecido ósseo que circunda as raízes dos dentes. Gengivite sintomas é o resultado dos efeitos do acúmulo de placa no longo prazo – embora o problema possa ser notada bem antes também.
A gengivite costuma ser causada por higiene deficiente ou mal orientada. Danos à gengiva podem ser resultantes de inúmeras causas. Até mesmo a escovação excessiva ou a limpeza vigorosa com fio dental podem causar gengivite. Além disso, mudanças hormonais também podem aumentar o risco de desenvolver essa inflamação, pois deixam as gengivas mais sensíveis.
Gengivite sintomas e os fatores de risco
Alguns fatores considerados de risco contribuem para o desenvolvimento desta inflamação. Costuma ter uma cor mais avermelhada que o normal ou até mesmo arroxeada. Fica inchada, sensível e sangra com facilidade durante a escovação e durante o uso de fio dental. Alguns dos sintomas:
- Fumo;
- Diabetes;
- Idade avançada;
- Imunidade baixa;
- Uso de medicamentos específicos;
- Boca seca;
- Deficiências nutricionais.
O diagnóstico de gengivite sintomas se dá por meio da descrição dos sintomas do paciente e da avaliação bucal, em que o profissional examina dente, gengivas, língua e as paredes internas da boca. O tratamento de gengivite consiste em eliminar as causas para reverter os sintomas da inflamação e impedir que ela progrida para algum problema mais grave.
Prevenção de problemas
Algumas medidas podem ajudar a amenizar os incômodos causados pela gengivite sintomas. O tratamento geralmente é eficaz e o problema da gengivite, se tratado no início, pode ser resolvido no próprio consultório médico. No entanto, é importante que o paciente continue com boas práticas de higiene bocal em casa para evitar que a inflamação retorne.
- Utilize uma escova de dentes macia e troque-a a cada três ou quatro meses;
- Escove os dentes após cada refeição do dia;
- Utilize fio dental pelo menos uma vez ao dia e de maneira eficiente;
- O fio dental tem como meta remover os restos de alimentos não alcançados pela escova;
- Utilize um enxaguante bucal antisséptico com orientação do dentista;
- Agende atendimento no consultório odontológico a cada seis meses.
Gengivite sintomas é o estágio inicial da doença da gengiva, que, se não tratada, pode afetar a estrutura dentária e provocar a queda dos dentes da boca. Entre as complicações da gengivite estão a periodontite, em que o osso e as fibras que mantém os dentes em posição são muito danificados, e a periodontite avançada, em que o osso que sustenta o dente está muito reabsorvido.
Além disso, doenças periodontais podem afetar a saúde do corpo como um todo também, elevando o risco de problemas como infarto, Acidente Vascular Cerebral, doenças pulmonares e até problemas na gravidez, fazendo com que o bebê nasça prematuramente ou abaixo do peso normal. Para quem deixa de consultar o dentista quando apresenta gengivite sintomas a melhor saída é recorrer aos planos odontológicos, que oferecem atendimento por preço mais baixo que na rede particular.